Walter White é tudo o que você não quer se tornar

No final o que sobrou além do nada?

Luide
Luide
4 de julho de 2016

Um dos temas frequentes em séries dramática até o final da primeira década do século XXI foi o tédio da vida suburbana. A logística de sair de casa de manhã e voltar apenas a noite, a distância que o trabalho e as pressões do dia-a-dia ia impondo ao protagonista e sua família, e por último, o crescimento da sensação que a vida era injusta e triste.

De Don Draper a Walter White, o que se viu foi uma autópsia no cotidiano do americano classe média. A ideia de que a vida familiar é tediosa é sempre exposta quase como uma caricatura. Entender isso é de extrema importância para entender algumas mensagens ocultas nessas séries, principalmente em Breaking Bad, onde Walter praticamente abre mão de sua família para idolatrar a si mesmo.

No início de Breaking Bad somos levados a crer que Walter fracassou como ser humano. É isso que Vince Gilligan quer que sintamos: pena dele. Ora, um homem honesto e trabalhador como Mr. White merece viver endividado? Não ter uma casa melhor? Um carro melhor? Do Pilot (S01E01) a Felina (S05E16) vemos como essa mentalidade irá destruir por completo nosso protagonista.

Walter White é “vítima” de um estilo de vida pré concebido. A ideia de sucesso ou o significado para “bem sucedido” está impregnada em nossa mente. Somos o tempo todo bombardeados pela propaganda da verdadeira vida feliz. Aliás, até a própria felicidade foi entalada e é vendida pra você. Mesmo que ao final do dia Walter chegasse em casa e encontrasse sua esposa e filho o esperando, ele estava mais focado no que ele havia perdido, não no que ele tem.

É obvio que isentar Walter de qualquer responsabilidade pelo seu “fracasso” profissional é inocência. Ele fez escolhas erradas como todo mundo, e pagou o preço. Porém a frustração foi aos poucos contaminando sua mente e o câncer foi a válvula de escape que ele precisava. De todo modo, agora com a doença diagnosticada, ele finalmente tinha a desculpa perfeita para deixar aflorar tudo que mais de amargo cresceu dentro de si.

(e chego a acreditar que o câncer na série é usado justamente para simbolizar esse mal que nos corrói lentamente sem percebermos, a tal da frustração. Do ego)

Espero que você não esteja passando pelos sérios problemas de saúde de Walter, mas mesmo assim é necessário prestar atenção no que aconteceu de fato a esse homem, que o levou ao fundo do poço. Em que momento ele deixou sua família e dedicou todas as suas forças para um capricho pessoal.

Como disse no início do texto, o tédio ligado a vida familiar é vendido constantemente. Pouco antes da Camila engravidar eu me encontrei no maior limbo mental de minha vida. Chegava em casa completamente infeliz, acreditando que minha vida era uma falha. Eu olhava para fotos do instagram e pensava que minha realidade não era tão boa quanto aquela foto cheia de filtros. Me sentia culpado por não ter viajado o mundo. Um inútil por não ter um carro zero ou apartamento próprio.

Não conseguia enxergar nada de bom, afinal, eu era pobre e todo pobre é fracassado e mal sucedido. Foi então que eu renasci. A chegada da minha filha não apenas mudou minha perspectiva de vida, mas também me fez entender esses pequenos movimentos diários que nos faz enxergar como seres fracassados por não estarmos tirando nossas férias na Europa. Nos sentir culpados por termos uma rotina.

Revi alguns episódios de Breaking Bad e e me enxerguei em Walter White. Percebi que estava olhando para o lado errado. É uma batalha diária acabar com essa visão que a grama do vizinho é a mais verde. Não é fácil, claro e muitas vezes a gente perde. Mas é um esforço recompensador quando feito ao lado de quem se ama.

Quando Walter encontra Skyler pela última vez, o diretor de fotografia Michael Slovis posiciona sua câmera estrategicamente para que um pilar da casa simbolize a barreira que a vida criou entre o casal. Eles não eram mais um e nunca mais voltariam a ser. Walter foi o responsável por fincar essa barreira ali. E se você não se cuidar, logo criará barreiras assim ao seu redor. Seja no seu relacionamento, seja com sua família ou amigos.

Walter White é tudo o que você não quer se tornar.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 22/04/2019

  • Luide

Nunca se esqueça

  • 15/04/2019

  • Luide

Game Of Thrones retorna para fazer o que nenhuma outra série conseguiu

  • 10/04/2019

  • Luide

E quando alguém que amamos vai embora?