Você se assustou com o camarão do Alex Atala? Então assista Chef’s Table

Você vai se assustar ainda mais. E vai entender o motivo desses pratos

Luide
Luide
1 de julho de 2016

Osteria Francescana foi eleita pela revista Restaurant como o Melhor Restaurante do Mundo em 2016. Pela primeira vez a milenar culinária italiana chegou ao topo da lista, que sempre foi dominada por franceses e espanhóis. Tudo culpa do chef Massimo Bottura, que resolveu mexer em um vespeiro ao modificar e atualizar a famosa comida da nonna.

Massimo foi considerado um traidor das tradições. Dizem que se você perguntar para qualquer italiano qual é a melhor comida do mundo, ele dirá sem pensar “é a da minha mãe“. Os italianos tem uma relação cultural com a comida muito forte, algo quase religioso. O ato de comer é levado muito a sério, com um bom tempo dedicado a isso. Nada de sentar e engolir tudo.

Você pode conhecer mais de Massimo Bottura assistindo ao primeiro episódio de Chef’s Table, série documental do Netflix que transforma comida em poesia. Tentar o entender o que fervilha na cabeça de Massimo e outros chef’s é quase uma viagem de ácido. São pessoas que tratam os ingredientes como um pintor trata as cores.

É claro que nós estamos distante desse tipo de arte. É o total oposto do apresentado em Cooked, outra série original do Netflix. Enquanto Chef’s Table da uma importância espiritual para a comida, Cooked a torna mais próxima de nós, meros mortais. É engraçado pois são duas séries com comida de plano de fundo, mas completamente diferente em suas propostas.

Massimo Bottura, dono do melhor restaurante do mundo

Chef’s Table entende sua missão e seu criador David Gelb se encarrega de transformar cada episódio em um espetáculo visual, de som e imagens. A câmera lenta, os closes e a música clássica enfeitando tudo.

Os chef’s vão revelando seus segredos, suas inspirações e técnicas. Alguns em tons filosóficos. Aprendemos muito sobre dedicação, visão além do alcance, de por em prática aquilo que se sonha. É uma experiência sensorial.

Essa semana o chef Alex Atala causou mais uma vez espanto no senso comum ao divulgar em sua página um prato com camarão. Atala é um dos protagonistas da segunda temporada de Chef’s Table. Ele já é foco de debate na culinária brasileira desde que passou a usar ingredientes típicos daqui para recriar pratos sofisticados. Mas hoje Atala é alvo de polêmicas fora da cozinha, com suas aparições em propagandas de produtos que vão de encontro ao que ele prega.

De toda forma Alex Atala é o cara que provoca com sua comida, assim como Massimo que desafio toda uma tradição cultural milenar. A ideia é justamente essa, nem mais, nem menos. Acredito que nunca levarei na boca um prato como esse, mas não me impede de aprecia-lo. Por isso recomendo mais uma vez: assista a Chef’s Table.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 22/04/2019

  • Luide

Nunca se esqueça

  • 15/04/2019

  • Luide

Game Of Thrones retorna para fazer o que nenhuma outra série conseguiu

  • 10/04/2019

  • Luide

E quando alguém que amamos vai embora?