Turma da Mônica agora em podcast. Espera, você AINDA não sabe o que é podcast?

Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão: sejam bem vindos ao podcast!

Luide
Luide
9 de Abril de 2018

A Mauricio de Sousa Produções anunciou que agora a Turma da Mônica também é parte do universo de podcasts. Através da plataforma Ubook é possível ouvir mais de 90 histórias clássicas de seus personagens, dramatizados pelos atores Marli Bortoletto (Mônica), Angélica Santos (Cebolinha), Paulo Cavalcante (Cascão) e Elza Gonçalves (Magali). Pra você ter um aperitivo de como ficou, o episódio “Relógio a prova d’água” ganhou uma prévia gratuita.

A Turma da Mônica não é a primeira grande obra da cultura pop a buscar novos caminhos através da mídia podcast. Esse ano a Marvel trouxe de volta Wolverine através do programa Wolverine: The Long Night e é um grande reforço para uma frente de produtores de conteúdo que buscam popularizar ainda mais o podcast, principalmente no Brasil.

“Podcast é a forma mais fácil e democrática de se consumir conteúdo em áudio na internet. Você escolhe um programa que goste, assina no aplicativo do seu celular e então pode ouvir onde e quando quiser, ou seja, você tem informação, educação e entretenimento a qualquer hora!”

É o que explica Léo Lopes, criador do Radiofobia e editor do Nerdcast, o maior e principal podcast brasileiro. Apesar de bons números, o consumo de podcast no Brasil ainda é pequeno, mas com uma vantagem: é um interesse que aumenta a cada ano, ao contrário de outras mídias e redes sociais que sofrem com o desinteresse ou simplesmente o aumento da idade de seus espectadores (como é o caso de muitos youtubers).

Por ser uma mídia dinâmica que permite ao ouvinte fazer outras atividades enquanto consome áudio, o podcast pode facilmente ser integrado a rotina de qualquer pessoas. Ouvir no caminho para o trabalho, limpando a casa, preso no trânsito ou durante uma viagem. Tem espaço pra tudo.

Há tempos se debate quando o podcast irá ganhar os holofotes do grande público. Alguns acham impossível, outros que a mídia já atingiu seu máximo. Eu discordo. O podcast não demonstra fraquezas e tem consumidores fiéis como nenhuma outra plataforma de distribuição de mídia, porém, o que pode ajudar a trazer novos ouvintes são iniciativas justamente como essa da Maurício de Souza Produções.

Quanto mais nomes de peso fora do eixo já conhecido de produção de podcast entrarem na mídia, mais novos ouvintes eles irão atrair. Provavelmente algum fã enlouquecido de Turma da Mônica irá ouvir seu primeiro podcast nos próximos dias e isso é um caminho sem volta. Caso você seja novato (ou queira indicar a um novato) esse post tem mais 100 indicações.

A Turma da Mônica sempre gostou de se divertir e é super-antenada com todas as novidades tecnológicas que surgiram neste caminho. Por isso, nada melhor do que apresentar essas histórias no formato de áudio, que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo” disse Maurício de Souza.

Seja bem vindo!

Seja doador e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!