The Night Of e o legado que a HBO precisa proteger

Novo drama do canal que mudou a televisão é aposta da HBO pra se manter no topo

Luide
Luide
13 de julho de 2016

Lá se vão 17 anos desde que Tony Soprano teve um ataque de pânico e precisou se consultar com a Dra. Melfi. A tv mudou pra sempre, e a HBO surfou no topo dessa onda de novas séries dramáticas. Porém de um tempo pra cá o canal está vendo a concorrência encostando, e em algumas vezes, deixando ela pra trás. Fargo no FX e Mr. Robot do USA são dois exemplos de obras criativas e de qualidade que sempre se esperou que viessem da HBO.

Não da pra chamar de crise, mas o fato é que a HBO ainda não consolidou de vez um novo drama além de Game Of Thrones. True Detective que nasceu como uma promessa morreu na praia, Vinyl foi cancelada já na primeira temporada, e The Leftovers capengou pra chegar no seu terceiro e último ano. Como será a vida do canal que mais criou obras importantes pra televisão depois que a guerra dos tronos chegar ao fim?

The Nigth Of é uma dessas opostas e já chega carregando um peso gigantesco nas costas. Primeiro por obviamente precisar elevar a moral criativa dentro da HBO, segundo por ter como um dos idealizadores ninguém menos que James Gandolfini, nosso eterno Tony Soprano. The Night Of possui ligações com tudo que a HBO representa e por isso a torcida é grande.

E para um piloto The Night Of se mostra acima da média. Não só na parte técnica, que despensa comentários, mas também em sua linguagem e condução do roteiro. É a HBO na sua forma mais pura, um verdadeiro espetáculo de primeiro episódio.

O próprio Gandolfini iria atuar como o advogado, mas infelizmente ele nos deixou em 2013

A história gira em torno do jovem Nasir “Naz” Khan,  que depois de um “rolê errado” acaba se envolvendo em um assassinato. Pausa. O gênero “investigação criminal” sempre tende ao clichê, repleto de policiais heroicos ou detetives genais, dotados de uma sabedoria sobre-humana. Mas The Night Of tem entre seus criadores Richard Price, sujeito que trabalhou com David Simon em The Wire (e vai trabalhar em The Deuce). E se existe uma série onde o fácil e clichê não passa perto, essa série é The Wire.

E Richard Price parece ter aprendido com David Simon. The Night Of é tensa do início e instala um clima sombrio e seco. Existe um cuidado para toda situação envolvendo policiais, detetives e demais profissionais da área não serem ficcionais demais. Nota-se claramente o desejo de dar a The Night Of o máximo de realismo possível. E essa tal tensão que acompanha todos os 80 minutos de episódio deve muito a excepcional fotografia de Robert Elswit, vencedor do Oscar por Sangue Negro. O roteiro não faz mistério sobre o resultado final, mas ainda assim é bastante inteligente e te prende de uma maneira absurda.

Sem contar a ótima atuação de Riz Ahmed como Naz. É um garoto completamente aterrorizado com a situação, e isso combina muito bem com o que foi dito sobre realismo. The Night Of tem todo o terreno pronto para se tornar um drama padrão HBO, não apenas pela sua qualidade técnica, mas também por sua história, que sempre foi o grande trunfo do canal.

E a HBO mais uma vez facilita o acesso de seus pilotos ao público. Você pode assistir The Night Of pelo facebook, HBO Go ou aqui embaixo, nesse vídeo do Youtube:

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 07/05/2019

  • Luide

Seja a cabeça de uma galinha

  • 06/05/2019

  • Luide

Poder é poder

  • 29/04/2019

  • Luide

Tarde demais pra reclamar de Game Of Thrones