Reserve um tempo para assistir as séries clássicas

Nem que seja uma vez por ano.

Luide
Luide
16 de janeiro de 2018

Por que eu, como fã de série, preciso assistir a Twin Peaks? Sopranos? Arquivo X? É realmente necessário dedicar horas da minha vida para séries antigas, da época da televisão de tubo? A resposta vai depender do seu grau de envolvimento com esse produto da cultura pop.

Se você é alguém que realmente tem interesse em descobrir como as coisas saíram de produtos enlatados para verdadeiras obras primas, quem inspirou uma geração de incríveis roteiristas, personagens e histórias, e como tudo se desenrolou até chegar ao ponto da Netflix lançar uma série nova há cada 15 dias, a resposta é sim. Mas se você encara série como “diversão” e quer apenas “desligar seu cérebro”… melhor focar nas teorias de Dark.

Há alguns anos venho tentando assistir a basicamente todas as séries dramáticas que pavimentaram a televisão como conhecemos hoje. Desde então, sempre que consigo um tempo de sobra, lá vou eu me aventurar por uma dessas séries que definiram o gênero em antes e depois. A primeira vez que me debrucei em assistir um jovem clássico foi em 2012 com The Sopranos, hoje minha série favorita ao lado de outras 4. Foi impressionante notar várias e várias regras que seriam usadas a exaustão ao longo dos anos seguintes (Sopranos estreou em 1999). E assim foi. Todo ano ao menos um clássico eu devoro.

As coisas costumam ter o valor que damos a elas, portanto, essa minha dedicação com séries é algo bastante pessoal. Nem todo mundo tem essa ligação forte, e muito menos tira alguma lição depois de dedicar cinco ou seis anos de sua vida a uma obra. Comigo não é assim.

Até hoje escrevo sobre Breaking Bad, série que se encerrou há quatro anos. É como se a história de Walter White se recusasse a sair da minha cabeça, assim, volta e meia me pego pensando em certos episódios e em como posso cruzá-los com o atual momento de minha vida. Black Mirror é outra sempre me provoca (menos as últimas últimas temporadas) e assim por diante. Gosto de consumir, mas gosto ainda mais de pensar e discutir sobre elas. O Amigos do Fórum é um reflexo direto dessa paixão.

E por ser tão apaixonado é que sempre bato nessa tecla: assista aos clássicos. Reserve um tempo para Twin Peaks. Assista. Leia sobre ela. Leia críticas. Leia relatos pessoais. Pare e assista The Wire. Tente entender porque a série de David Simon é tão importante, e porque esse showrunner é talvez o maior roteirista da história da televisão. Um verdadeiro gênio dentro da área que atua. Assista LOST mesmo com alguns falando mal do final. Assista Arquivo X. Assista Six Feet Under (Alan Ball retorna esse ano em nova série pra HBO, mais um motivo).

Só vai adicionar em sua vida. Te garanto.
Agora, se você quer se divertir, então é melhor focar nas teorias da série teen de sucesso.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 15/05/2019

  • Luide

Terror em Chernobyl

  • 13/05/2019

  • Luide

Pra mim não tinha nada de óbvio na “Daenerys louca”

  • 07/05/2019

  • Luide

Seja a cabeça de uma galinha