Queridos pais: levem seus filhos ao cinema para ver Vingadores: Ultimato

Levem sim. Levem crianças.

Luide
Luide
28 de março de 2019

O cinema de super herói irá viver seu auge com a estreia de Vingadores: Ultimato. Com a última década recheada com filmes do gênero e a Marvel surfando no hype, esse filme encerra um ciclo de peregrinação que começou com Homem de Ferro lá em 2008. O então adolescente que saia da puberdade, encontrou na tela dos cinemas uma forma de seguir sua idolatria a infância, já que agora seus personagens favoritos do gibi estavam ganhando a tela. A desculpa perfeita para ir trabalhar com uma camiseta do Hulk e entrar na Ri Happy sem se sentir envergonhado.

O tempo foi passando, os filmes foram saindo e lá estava nosso jovem adulto assistindo a homens de meia idade debatendo a roupa do super herói X durante uma hora em podcasts ou vídeo. No twitter não se fala em outra coisa. Os memes engraçados. “Eu entendi a referência” e etc. Quando menos percebeu, o nosso garotão já tinha convencido a si mesmo que é pra ele que os filmes são feitos. Não que ele não seja público, nada disso. Mas ele se esqueceu quem são os verdadeiros alvos de todas essas histórias: crianças.

Dói, eu sei que dói ler esse tipo de coisa. Não é porque você tem 42 anos que está proibido de “surtar” com um trailer de Vingadores. Essa infantilização é necessária pra gente se desprender por alguns instantes de uma realidade cruel com quem precisa se sustentar. Você trabalha, se esforça, não tem muito talento, chega em casa cansado e não vê perspectiva de melhoras. Isso acontece comigo todos os dias. Então por algumas horas, a Marvel te convida a mergulhar de cabeça em um Universo onde o Homem Aranha balança de um lado para o outro. É óbvio que você irá idolatrar esse escapismo.

Mas com a criança é diferente. Esse universo fantástico a deixa instigada, estimula imaginação, a faz sonhar, brincar e se divertir. Enquanto você cobra fidelidade aos quadrinhos e discute “lacração”, a meninada está eufórica no recreio discutindo se o Superman é mesmo mais forte que o Goku. O brilho no olhar e essa inocência de acreditar que o bem sempre vence o mal são maravilhosos. Crianças são incríveis. Crianças são o que existe de melhor no ser humano. E todos esses heróis voando e soltando poderzinho são um presente para elas.

Pais e mães, levem seus filhos ao cinema se vocês acharem que eles estarão confortáveis. Cinema é para todos, estimular esse hábito desde cedo é um privilégio que eu gostaria de ter tido quando criança. Não se sinta acoado porque meia dúzia de adolescente mental mobilizou uma campanha no facebook dizendo que Ultimato é “uma despedida de um legado“. Por mais absurda que essa frase possa parecer, algumas pessoas realmente acreditam que ela faz sentido.

Leve seu filho. Leve o amigo do seu filho caso os pais dele estejam ocupados. Convide outros pais para ir em uma sessão com você. Que todas as sala estejam lotadas de crianças. E que seus olhos brilhem.

E quanto a você: ainda da tempo de procurar um terapeuta.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 26/03/2019

  • Luide

E tá errado?

  • 25/02/2019

  • Luide

A melhor forma de assistir ao Oscar é dormindo

  • 18/02/2019

  • Luide

Briguem desgraçados, briguem!