Presidente da Semana, Podcast do Ano

Podcast documental da FOLHA é o melhor do ano.

Luide
Luide
30 de outubro de 2018

Em dezembro passado, quando a Apple divulgou sua famosa lista de podcasts mais baixados do ano no iTunes, aproveitou para ressaltar que uma categoria começava a crescer no Brasil: a política. Com a chegada das Eleições 2018 e com o clima tenso que o Brasil enfrentava, programas dedicados a discutir a situação política nacional teriam um destaque ainda maior no ano que viria.

E assim aconteceu. Podcasts políticos são o grande destaque da podosfera nacional e indo contra o que costumeiramente é feito por aqui (o clássico “papo de bar”), aproveitaram ao máximo a liberdade criativa que esse formato de mídia oferece. Mas em meio a tantos bons programas, um surge como não apenas o melhor da “categoria”, mas disparado o melhor podcast do Brasil em 2018. É o Presidente da Semana.

Comandado por Rodrigo Vizeu, o Presidente da Semana narrou a trajetória de todos os presidentes do Brasil, traçando uma biografia de cada representante máximo do país. A narrativa que partiu pelo básico, ou seja, a linha do tempo sucessória, levou o ouvinte a um mergulho histórico através de nossos comandantes. Em paralelo a isso, o ocorriam as Eleições 2018 e o programa escolheu a segunda feira pós segundo turno para encerrar sua pequena, mas grandiosa passagem.

O Presidente da Semana acertou em absolutamente tudo. Rodrigo Vizeu deu aos episódios o tom que cada um merecia. No episódio sobre Costa e Silva, o momento em que o AI5 é narrado, me lembro de ficar imóvel na cadeira do trem enquanto ouvia trechos reais do ocorrido. Sobre Dilma Rousseff, ao passar pela sucessão de eventos que levaram o país para aquele clima tenso no impeachment, é outro grande momento do Presidente da Semana.

Tudo isso ganhava ainda mais fôlego, já que a cada novo episódio o dia de votar se aproximava, e com isso, um medo de repetir os mesmos erros do passado. Presidente da Semana foi o podcast certo na hora certa, engrandecido pelo momento onde a experiência de ouvir foi potencializada. Uma série documental que merece a atenção de todos os entusiastas da mídia e que deixará um legado importante: dá pra fazer diferente. Podcast pode e deve ser  diferente.

O último episódio é sobre Jair Messias Bolsonaro, o nosso 38º Presidente da República. E como sempre, um excelente episódio.

Com absoluta convicção, eu digo: este país vai dar certo“.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 02/06/2016

  • Luide

O que você está esperando pra começar AGORA a ouvir podcast?

  • 30/03/2016

  • Luide

Podcast documental No Coração do Mundo é a melhor série de 2016 (até agora)