Prepare-se para cair na armadilha de Hannah Gadsby em seu stand-up imperdível na Netflix

Hannah Gadsby: Nanette é uma dessas produções que chegam escondidas na Netflix, mas é um espetáculo imperdível.

Luide
Luide
11 de julho de 2018

Você provavelmente nunca ouviu falar da Hannah Gadsby. Tudo bem, não se preocupe, eu também nunca havia ouvido falar nessa comediante até o começo dessa semana. Seu stand-up estreou na Netflix sem grandes holofotes e ao passar por ele acreditei ser mais algum sub-produto pra inflar o catálogo do serviço de streaming. Mas longe disso. Se você ainda não conhece Hannah Gadsby, precisa conhecer o quanto antes.

Nanette é o nome de seu espetáculo gravado na luxosa Ópera de Sidney e passa longe de ser mais uma entendiante apresentação de stand-up com sacadinhas esquecíveis. É claro que seu show politizado pode espantar os fãs do humor mais escrachado e quinta série, mas isso não muda um fato: Hannah está mais interessada em usar a comédia como uma via de conscientização. Lésbica, a comediante cresceu na Tasmânia, país onde até 1997 a homossexualidade era criminalizada.

Hannah sobe ao palco e prepara uma verdadeira armadilha ao espectador. Num primeiro momento, você até entende o forte tom feminista em suas piadas, mas acredita que tudo irá seguir a boa e velha cartilha do comediante. Ela inclusive explica como funciona uma piada e a dinâmica humorista/platéia. Mas aos poucos a situação vai mudando e Hannah passa a questionar sua própria profissão e a forma auto-depreciativa com que lidou com sua sexualidade e traumas até aqui.

A apresentação entra em uma crescente de tensão e Hannah engole cada um dos que ali estavam presentes e obviamente quem dar play pela Netflix. Hannah Gadsby não quer mais rir de sua dor, ela quer sentir ódio, um ódio justificável por tudo que passou e ainda passa. Quando menos se espera, estamos presos em sua narrativa e fica impossível não se emocionar e partilhar de sua dor. Seu stand-up busca criar uma conexão, mesmo que não faltem dedos apontados.

Nanette é mais um desses produtos preciosos escondidos no imenso catálogo da Netflix que precisa urgentemente da sua atenção. Poucas produções conseguem esse misto de entreter, conscientizar, informar e questionar.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 19/02/2018

  • Luide

Galinha Pintadinha desbanca Rihanna e se torna a Rainha do Youtube

  • 28/01/2018

  • Luide

“Tem na Netflix?”: o brasileiro desaprendeu a baixar filmes e séries

  • 15/01/2018

  • Luide

Novo programa de David Letterman é a principal estreia da Netflix em janeiro