PIXO: documentário investiga a mentalidade por trás dos pixadores de São Paulo

Documentário de 2009 é útil para entender 2017

Luide
Luide
17 de janeiro de 2017

O atual prefeito da cidade de São Paulo colocou novamente lenha em um assunto que, para o paulistano, já é praticamente parte do seu cotidiano na maior cidade do hemisfério sul do mundo. O pixo e os pixadores, o vandalismo e arte, afinal de contas, qual lado você prefere ouvir nesse história?

É pra afrontar mesmo. É não estar nem aí mesmo […] é anarquia pura. É ódio” é o que diz Cripta Djan no documentário PIXO, de 2009. Um dos mais famosos pixadores da cidade, Djan hoje concentra suas energias em registrar as ações de seus ex-companheiros de pixo. “Nosso movimento estava passando em branco“.

A verticalização de São Paulo acabou rendendo espaço infinito aos pixadores.

Longe de tentar algum diálogo com a sociedade ou buscando aprovação, o pixo é uma realidade na capital paulista desde o início da década de 80. O que começou politizado graças ao movimento punk, foi se transformando em uma busca por reconhecimento em seu nicho, e um desejo de cada vez mais afrontar a tudo e todos. Entender o que leva uma pessoa a escalar prédios de 20 andares é uma das várias propostas de PIXO. Aceitar essas atitudes vai de pessoas por pessoa.

O diretor Roberto T. Oliveira adota o formato de câmera na mão, deixando tudo muito caseiro, o que torna PIXO um verdadeiro intruso nesse universo. Acompanhando os relatos de alguns nomes famosos no meio da pixação, o documentário também mostra a vida na periferia, os afetados, a ação da PM e o mais relevante, da cara aos donos do pixo.

Perto do fim, PIXO ainda mostra um pouco dos bastidores do famoso acontecimento no Belas Artes, importante ponto sobre a questão “pixo é arte?“. Em 2008 um dos formandos do curso de Artes Visuais, ao apresentador seu TCC, convidou outros amigos pixadores e fez questão de por em prática aquilo que fazia desde os 13 anos:

“Você acha que isso é beleza? O que tem de lindo nessa porcaria?”

Se você deseja se aprofundar melhor nesse assunto, o documentário é indispensável.
Assista pelo VIMEO.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 23/01/2017

  • Luide

Jason Momoa e um olhar sobre a vida, filhos e viver para sempre

  • 11/11/2016

  • Luide

Documentário Beware the Slenderman da HBO narra crime real baseado na lenda

  • 20/10/2016

  • Luide

A cientologia e o adestramento de seres humanos