Onde buscar conforto e renovação quando se teme o amanhã?

Para renovar as forças.

Luide
Luide
1 de novembro de 2018

Ao longo da vida criamos pequenas fortalezas para nos abrigar em momentos de tempestade. De lugares reais como o colo de mãe ou uma conversa com amigos, até mesmo na fantasia através de livros ou filmes. Nos escondemos porque precisamos fugir de algo, de um monstro incontrolável e implacável chamado realidade. Enfrentá-lo é cansativo, então nada de errado em sumir por algumas horas. Fingir que está tudo bem e que as coisas são mais simples.

A cultura pop é esse lugar quente e aconchegante. Abrimos um livro ou damos play em uma série na esperança de se conectar com outras situações, outros ambientes e pessoas. Mas esse papel de acolhimento não é a única força de produtos culturais. Eles também podem nos renovar e inspirar para que esse desligamento da realidade seja, na verdade, um fortalecimento pessoal. A arte é um reflexo do seu tempo e por isso é tão importante de ser consultada.

O país vive um momento delicado. Você provavelmente vive um momento delicado. Pode ser que esteja casando de tudo que está ai e apostou todas as suas fichas em uma escolha que a partir de 1º de janeiro pode mudar tudo. Mas você talvez seja um desses que está com medo, um medo por vezes justificável, por vezes não, mas um medo real. Eu sei que pra você não faz sentindo assistir a comédias pra se desligar ou filmes de super heróis para se divertir. Existem coisas mais urgentes a serem debatidas.

E você tem razão. Temos coisas mais urgentes.

Mas talvez a cultura pop possa te ajudar, é só olhar direito. Nem tudo é sobre entretenimento e diversão. Por mais que se ouça que “estão enfiando ideologia em tudo” o tempo todo, e isso parece algo ruim, o fato é que todo produto cultural tem sim uma ideia maior. Algo além da superfície que você pode se deliciar em tentar descobrir. Filmes, séries, quadrinhos, games… todos esses produtos não são armas doutrinadoras, mas libertadoras.

Em tempos difíceis ou confusos, onde lamentamos o hoje e tememos o amanhã, procurar uma mensagem de esperança se torna um exercício de sobrevivência. É preciso vencer a qualquer custo. É preciso se levantar mesmo com tudo sobre seus ombros. Se você já perdeu tudo, então não tem mais nada a perder. Resta lutar. É nessas horas que você busca desesperadamente por inspiração.

Não é difícil encontrar alguém cujo um filme serviu de gatilho para uma mudança. Ou um quadrinho que o salvou em um momento de escuridão. Até mesmo aquela série sobre um professor de química pode ter ensinado alguma lição que mais tarde se transformou em uma ação. Nunca se sabe. A cultura pop é mais do que hype e atores bem pagos.

Ela é um mar de conhecimento. Mergulhe, pegue o que quiser.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 20/04/2018

  • Luide

Acha Felipe Neto perigoso para as crianças? Conheça o Atomic Energy Lab

  • 16/04/2018

  • Luide

Uma simples animação pra você entender o que é fake news e pós-verdade

  • 11/04/2018

  • Luide

Todo pai deveria assistir ao clipe “Indestrutível” de Pabllo Vittar