O Sushi dos Sonhos de Jiro é uma aula sobre disciplina e legado

Documentário sobre o melhor sushi do mundo cria uma conexão fortíssima entre comida, família e trabalho

Luide
Luide
1 de junho de 2016

Dentro de uma estação de metro em Tóquio, um restaurante com apenas 10 lugares é considerado o melhor do mundo em relação a sushi. Há décadas preparando essa iguaria que é um símbolo da cozinha japonesa está Jiro Ono de 90 anos, um homem que através de sua arte carrega toda a essência da filosofia de vida de seu país.

Assim que você escolhe sua ocupação, é preciso mergulhar em seu trabalho. Apaixonar-se pela profissão” é uma das frases de Jiro que abre o documentário “O Sushi dos Sonhos de Jiro“, dirigido por David Gelb, o criador de Chef’s Table. Aqui o diretor aplica toda sua capacidade de transformar essa relação homem e comida em mais pura poesia. O documentário mais parece um episódio de Chef’s Table, mas é fato que nenhum outro chef apresentado na série é tão profundo e sincero em suas palavras quanto Jiro.

Mais do que apenas um chef de cozinha, Jiro é a típica caricatura do japonês minimalista, sábio e metódico. Através de décadas em busca pela técnica perfeita no preparo do sushi, Jiro tornou-se uma verdadeira lenda nesse tipo de cozinha. Mas como fica evidente em Chef’s Table, David Gelb não quer apenas mostrar um restaurante de sucesso, mas tentar entender o que se passa na cabeça desses homens.

O Sushi dos Sonhos de Jiro é uma verdadeira ode a disciplina e principalmente ao legado. É sobre se dedicar aquilo que faz, não importa o que seja. É sobre passar o bastão para seus filhos. É sobre construir algo maior do que simplesmente bens materiais. É sobre existir.

O Sushi dos Sonhos de Jiro (2012)

O preparo do sushi é praticamente um ritual religioso, mas o que levou Jiro Ono a se tornar o maior nome no assunto? A dedicação. Da preparação do arroz a busca pelo peixe, Jiro emprega em sua arte verdadeiras lições sobre excelência. Não existe trabalho pela metade, não existe sushi mais ou menos. O cliente que paga absurdamente caro por uma refeição de no máximo 20 minutos precisa viver uma experiência quase transcendental, mesmo com uma comida tão tradicional como sushi.

Ao contrário de chefs que querem mudar o mundo com seus pratos, Jiro é mais reservado. Sua arte é um legado que ele tenta passar para seus dois filhos, que cresceram sobre um padrão rigoroso de trabalho. A pressão é tamanha que o mais novo saiu em busca de seu próprio negócio, e o mais velho é o único herdeiro do Sukiyabashi Jiro, o pequeno restaurante. Em uma estação de metro. Que pra se reservar uma mesa é preciso desembolsar o equivalente a 1500 reais.

Assistindo O Sushi dos Sonhos de Jiro você entende muito sobre a cultura japonesa, a maneira como eles encaram a rotina, o trabalho. Entende mais sobre família, a relação homem natureza, e como um simples sushi pode parecer mais complexo do que imaginamos. É simplesmente um documentário que enche a alma.

Assista. Tem no Netlflix.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 12/03/2019

  • Luide

Você está preparado para assistir ao novo documentário sobre Michael Jackson?

  • 08/03/2019

  • Luide

Liberdade acima de tudo

  • 14/02/2019

  • Luide

Qual o preço em dar voz aos idiotas?