O maior legado de Jax Teller em Sons Of Anarchy

O sacrifício final para salvar seus filhos do mesmo destino em que ele e seu pai caminharam

Luide
Luide
6 de julho de 2016

Sons Of Anarchy é uma dessas séries que deixam saudades e são insubstituíveis. Por trás de todas aquelas motos e pancadaria, havia uma história sobre amizade, honra, união e principalmente família. Acompanhar a jornada de Jax Teller é acompanhar a busca de um homem, de um amigo e de um pai pelo melhor para aqueles que o cercam.

Acredito que ao lado de Breaking Bad, Sons Of Anarchy é a série perfeita para iniciantes em dramas. Ao contrário de Mad Men que usa da publicidade como plano de fundo (tema lá não muito atrativo), SoA tem algo que muita gente gosta ou sente curiosidade em saber mais. Afinal, como funciona um moto clube? É claro que muitos membros de moto clubes reais tanto lá fora quanto aqui não gostam da série, mas mesmo fantasioso, é um tema atraente.

Além disso existe todo um ensaio sobre amizade e o valor que damos a ela. Não devemos cultivar amigos, mas sim irmãos. Aqueles que estão dispostos a abrir mão de suas próprias vontades para te ajudar. É família de verdade, não de sangue, mas de gasolina. Sem contar que Kurt Sutter é um verdadeiro maluco, completamente insano, criando vários dos melhores-piores momentos da televisão. Ah meu amigo, como esquecer certas mortes? Nem Game Of Thrones choca tanto.

No centro de tudo está um sujeito chamado Jax Teller. Mesmo que Charlie Hunnam não seja lá um primor de ator, o personagem passou por uma jornada interessante de declínio e aceitação. O homem que não queria seguir os passos do próprio pai e viver uma vida de arrependimentos. O amigo que não queria um futuro sombrio para o Clube. O pai que não queria que os filhos herdassem uma vida de crimes.

Jax sempre buscou uma saída e cometeu muitos erros ao longo do caminho. Errou como amigo, com o clube e como pai. Estava fadado a errar em todos os âmbitos possíveis, assim como seu falecido pai. Foi então que ele decidiu partir para o sacrifício, e mesmo que Kurt Sutter tenha pesado a mão na reta final, existe um diálogo entre Jax e Nero no episódio Papa’s Goods (S07E13) que é a maior herança de Jax Teller, seu maior legado em Sons Of Anarchy.

Tendo consciência de sua natureza criminosa, e sabendo que não existe volta no caminho que ele escolheu seguir, Jax pede a Nero que no momento certo explique aos seus filhos quem realmente foi o pai deles. Sem romantismo e sem mentiras. Apenas a verdade. A verdade que Jax Teller foi um bandido, um assassino e traficante de armas. Não é um espelho para ninguém. Jax Teller é tudo que há de mal e seus filhos deveriam odiá-lo, sentir nojo. Os pequenos deveriam crescer com a imagem negativa do pai, sendo Jax um alerta do pior caminho a ser seguido.

Jax não se sacrificou pelo Clube, ele fez isso pela sua família. Ele viu o amor da sua vida partir, foi obrigado a matar a própria mãe. Como um ato de desespero, resolveu poupar seus filhos de toda a dor que sua presença poderia causar.

Jax Teller, o vilão, o homem mal.
É isso que seus filhos precisam saber e esse foi seu maior legado.

 

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 29/07/2019

  • Luide

“Aquele vídeo do Seiya tá bombando na internet”

  • 26/07/2019

  • Luide

Não veja a série: se você tem saudade de Watchmen, é só tirar o gibi da prateleira e reler

  • 16/07/2019

  • Luide

Um podcast que virou série, uma série que é muito boa