X


No Man’s Sky: jogo é inocentado em caso de propaganda enganosa

Quando o hype é maior que a qualidade

Por Kami Andrade
30 de novembro de 2016

Não é novidade por aqui o quanto os compradores de No Man’s Sky estiveram insatisfeitos com a diferença entre o que foi apresentado, e ao que foi de fato lançado. A insatisfação foi tanta, que nos últimos 3 meses, houveram várias matérias contestando e divulgando, digamos, “coisas polêmicas” sobre o jogo.

Tudo porque, como já dito, o que foi lançado estava muito diferente do que apresentado, e isso despertou a fúria de muitos compradores que esperavam o que foi prometido. Houve uma atualização recente, na qual tiveram muitas melhorias, mas deixou muito a desejar, como por exemplo, a ausência do modo multiplayer (que também foi prometido).

Acontece que a Hello Games, desenvolvedora do jogo, esteve sendo investigada no Reino Unido por propaganda enganosa e a Advertising Standards Authority (ASA), se baseou pela página do jogo na Steam. E parece que hoje, dia 30 de novembro, o caso foi absolvido a favor do jogo.

De acordo com a ASA: “Em relação a esses recursos, consideramos que aquele primeiro anúncio não retratava jogabilidade, que difere materialmente das imagens fornecidas pela Hello Games, mas sim um conceito, e que, portanto, é improvável que isso tenha induzido um erro (misleading).

As principais críticas ao jogo eram as diferenças dos trailers lançados, com o jogo em si: como o comportamento mais avançado dos animais, combate em maior escala, modo multiplayer, entre outras coisas que sequer estão na versão final do jogo.

Assista ao trailer honesto de No Man’s Sky:

Entretanto, a análise da ASA de fato se deparou com algumas dificuldades (que não estavam nos trailers) como não conseguir pousar a nave em asteroides e um comportamento animal bem distinta do que prometido. Mas que foi considerado como “cenas efêmeras e incidentais”. E quanto ao gráfico do jogo, a desculpa foi que depende muito da configuração de cada PC. Dizendo ainda que, em algumas cenas, a água era mais bonita na versão final que nos trailers.

No Brasil, o jogo ainda está sendo investigado pelo PROCON. O jogo foi lançado no dia 9 de agosto e está disponível para PS4 e PC (já com a última atualização).