Quem é Mr. Robot?

Elliot e Mr. Robot... qual a relação entre "eles"?

Luide
Luide
14 de julho de 2016

Elliot, o hacker, o gênio. O cara que resolveu usar suas habilidades em prol de algo bom: libertar milhões de pessoas de suas dívidas, esse maldito contrato interminável que temos com grandes corporações. Mas porque Elliot resolveu fazer isso? Quem é Mr. Robot?

É fundamental para o fã de Mr. Robot entender o que realmente está se passando dentro da mente de Elliot e quais são suas verdadeiras motivações. Não que seja uma tarefa fácil e nós chegaremos ao resultado correto, Sam Esmail cria um verdadeiro labirinto de interpretações, verdadeiras linhas de códigos que precisamos processar se quisermos sair da superfície.

O ponto inicial de Mr. Robot é a morte de Edward Alderson, pai de Elliot, que mais tarde se revelaria como o alter-ego do protagonista. O verdadeiro Mr. Robot sempre foi Elliot. Edward morreu após contrair um câncer trabalhando para uma das empresas da E. Corp. E foi graças a negligência da mesma que sua doença evoluiu, a ponto dele sair de seu emprego e abrir uma pequena loja de informática.

Edward fez o pequeno Elliot prometer que jamais diria a mãe sobre sua doença, mas não foi isso que aconteceu. A revelação deixou Edward tão furioso que acabou atirando sem querer Elliot de uma janela. Depois de sua morte, Elliot ficaria pra sempre com sequelas de tudo que envolveu esse acidente, resultando então eu seu despertar do Sistema, sua doença e seus vícios.

É natural de um filho buscar pela aprovação paterna. Nossos pais são seres dotados de um poder divino, aprendemos que além de amá-los, devemos admirá-los. Um das frases mais belas que uma criança poderá ouvir em sua vida é “estou orgulhoso de você” saindo da boca de um pai. Elliot então sente que fracassou em vida com seu pai, que sua “traição” foi imperdoável.

Assim Elliot recria em sua mente a imagem do falecido pai, onde o mesmo assume as rédeas da vingança contra a empresa que tirou sua vida. Ao mesmo tempo Elliot acredita que seu pai não lutou o bastante, por isso, ao se transformar no líder da fsociety, é sua visão de Edward quem aparece. É ele quem merece a vingança, é um presente de Elliot: “tome, acabe com todos, pai“.

O que vemos ao longo de Mr. Robot é um filho buscando a aprovação paterna. Destruir o mundo se for preciso para ouvir “estou orgulhoso de você“. Essa projeção torna Elliot forte, seguro de si, dono de suas ideias. É a motivação perfeita, a verdadeira máscara que ele veste. É o aconchego que ele procura, a aprovação, o abraço.

Mr. Robot é uma criança indefesa buscando pelo pai.

– me fale sobre seu pai
– lembro de tentar abraça-lo, dizer que sinto muito, e ele me empurrou tão forte que caí de costas da janela

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 19/08/2019

  • Luide

Tão boa que nem parece Netflix

  • 31/07/2019

  • Luide

The Boys e a piada em que estamos inseridos

  • 29/07/2019

  • Luide

“Aquele vídeo do Seiya tá bombando na internet”