A mensagem universal de A Chegada

Parar. Ouvir. Processar. Entender.

Luide
Luide
2 de fevereiro de 2017

Durante minha juventude no interior do Paraná, praticamente não conheci ou mantive relações próximas com homossexuais. O “viado” era um personagem folclórico, e portanto, o fato de não existir ninguém que assumisse sua orientação sexual em público, transformava a homossexualidade em algo bizarro, anti-natural e facilmente alvo de preconceitos e insultos.

Tudo mudou quando meu melhor amigo teve a coragem de se assumir para a família e logo em seguida vir me contar o que estava entalado há anos. BOOM! A homofobia latia dentro do meu coração, mas por um instante resolvi ouvir. E foi ouvindo que aprendi a desconstruir aquile sentimento horroroso. O diálogo, o conhecimento e a empatia transformam pessoas. E me transformaram naquele dia.

É por isso que A Chegada impacta pessoas de formas diferentes com a intensidade desse impacto variando. A mensagem do filme é universal: esteja aberto ao diálogo. Denis Villeneveu dirige uma ficção científica repleta de temas a serem discutidos e remoídos na cabeça durante meses. É a grande obra de 2016.

Quando os heptapods chegaram em 12 naves diferentes, o caos tomou conta de um pequeno e pálido planeta azul. Um mundo onde fronteiras são fechadas, e os olhos voltados para si mesmo, o que aconteceria se nossa capacidade de dialogar com o vizinho fosse posta a prova? A Chegada explora essa fragilidade. Ali temos o exemplo claro de como alguém disposto a conhecer o outro lado pode realizar obras incríveis.

Louise é quem parte pra essa missão, driblando o caminho do ódio e da impaciência. Assim como explorado em Men Against Fire (Black Mirror, S03E05) seria mais cômodo criar máscaras e desviar o olhar. “São inimigos, devemos destruí-los” é o instinto mais natural, mas A Chegada promove o diálogo, e por isso se faz cada dia mais importante.

O que você ganha quando abre seu coração? Não, isso não significa que você deva aceitar tudo. Não, isso não significa que você precise mudar de opinião a cada segundo. Significa entender as razões. É o início de uma união, de um jogo onde todos podem ganhar sem perder. Ou melhor, perdem sim. Perde-se a ignorância, o egoísmo e a cegueira ideológica.

Parar. Ouvir. Processar. Entender. A Chegada tem uma mensagem universal e atemporal.

É um filme maravilhoso.

LEIA TAMBÉM: O alfabeto alienígena de A Chegada realmente foi criado para o filme

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 28/03/2019

  • Luide

Como não assistir Us

  • 26/03/2019

  • Luide

E tá errado?

  • 25/02/2019

  • Luide

A melhor forma de assistir ao Oscar é dormindo