X


“Mais um acerto da Marvel”

"Dr. Estranho é mais um acerto Marvel"

Por Luide
2 de novembro de 2016

Quando você compra uma Coca-Cola não espera encontrar ali outra coisa além de Coca-Cola. Às vezes o sabor muda um pouco dependendo da embalagem (a de garrafa é a melhor), mas você sempre está satisfeito, afinal, pagou por uma Coca-Cola e bebeu uma Coca-Cola. O mesmo acontece com os filmes da Marvel. Ninguém sóbrio irá ao cinema assistir Dr. Estranho esperando algo novo, um sabor diferente e ousado. Querem a fórmula Marvel. E claro, vão todos sair satisfeitos.

Se o estúdio que criou um padrão de qualidade não muda sua fórmula, Dr. Estranho é sim “mais um acerto Marvel”

Essa ansiedade de esperar algo totalmente diferente vindo da Marvel é mais um imaginário na mídia e nos fãs. Não existe nenhum indício que a curto e médio prazo teremos filmes diferentes dos que já estão aí. Nada aponta por esse caminho, é mais uma vontade de adultos que já estão se sentindo mal por não fazerem mais parte do público alvo de seus super heróis favoritos. Isso explica, por exemplo, o clamor com filmes +18  (como se isso fosse automaticamente sinônimo de qualidade), que muitos entendem como “poxa, agora sim vão fazer um filme PRA MIM“.

Dr. Estranho não aposta em nada diferente do que já está estabelecido. É o mesmo corpo de filme que estamos vendo desde Homem de Ferro. A Marvel tem sua fórmula de Coca-Cola e como bons consumidores estamos satisfeitos. Diferente de Batman V Superman, Dr. Estranho é o típico filme que não irá despertar fortes sentimentos. Ninguém sairá saltitando da sessão, muito menos gritando de ódio. É um bom filme de entretenimento, e isso quer dizer o seguinte: você irá se sentar na cadeira, vai se divertir, ter um banho de efeitos visuais e irá sair esperando pelo próximo filme. E fim.

E porque raios nós deveríamos esperar alguma coisa além disso? Se a Coca-Cola está gelada, porque reclamar? É claro que Dr. Estranho poderia ser um filme bem mais seguro de si, com total noção da importância de seus temas (tempo, mortalidade), mas pra que arriscar? Você arriscaria? Benedict Cumberbatch é mais do que simplesmente um xerox físico do personagem. Ele materializa tudo o que o filme poderia ser, mas não é.

Em alguns momentos fica evidente seu desconforto em quebrar um momento dramático para dizer uma piada. Aliás, a Marvel leva a piada a sério mais do que ninguém. É quase como uma regra, um mantra. O filme começa a pender pra um lado mais obscuro sobre magia? Piada. A situação começa a ficar meio trágica? Piada. Não que exista problema em um filme que a molecada irá assistir ter momentos mais leves, a questão é como e quando encaixar tal piada. Na verdade, me parece que elas são mais pensadas para o público adulto mesmo, que gosta desses momentos de “piscadinha“, “referências“.

Dr. Estranho é um filme decente, sem erros, tudo encaixado. Vai te divertir, e no final da sessão, tudo mundo virá paras redes sociais comentar “mais um acerto da Marvel“…