HBO Go no Brasil censura episódio de John Oliver sobre Jair Bolsonaro

Episódio não foi disponibilizado no serviço de streaming aqui no Brasil.

Luide
Luide
26 de outubro de 2018

Não é de hoje que escrevo sobre boicotes em massa que buscam uma espécie de censura. Sempre que alguma série ou programa vai contra a ideologia de alguns, acaba sendo vítima de uma tentativa de silenciamento ou impedimento de ir ao ar. Aconteceu com Cara Gente Branca, acusada de “racismo contra brancos” e Insatiable por ser “gordofóbica”. Cineastas de direita sofreram com a distribuição de seus filmes e outros de esquerda com jornalistas usando seu espaço para promover um boicote “a favor da família“.

Enquanto alguns enxergam esse movimentos como pura manifestação da liberdade, pra mim sempre foi um sintoma perigoso de como caminham as coisas por aqui. Essa relação sempre tensa entre arte e consumidores está cruzando uma linha perigosa. Quem decide o que pode ou não ser exibido?

O programa Last Week Tonight with John Oliver exibiu há algumas semanas um especial sobre as eleições brasileiras, mas o grosso do quadro foi um ataque direto a Jair Bolsonaro, definido pelo apresentador como “ser humano terrível“. O vídeo viralizou nas redes sociais após ser legendado por fãs do programa e disponibilizado em tudo quanto é canto. Faltava que o episódio fosse chegasse na HBO Go para ser assistido na legalidade e tudo mais. Mas não aconteceu.

Via Omelete

No catálogo da HBO Go o episódio 25 simplesmente não está disponível. Do 24 pula direto pro 26. A HBO não emitiu nenhuma nota sobre sua decisão em censurar esse episódio que, mesmo que tenha ataques a um dos candidatos, é provavelmente o de maior interesse dos assinantes aqui no Brasil. É simplesmente inacreditável que esse tipo de coisa aconteça em pleno 2018. É pra dar medo em qualquer um.

A cultura sofre um ataque fortíssimo no Brasil. Artistas são perseguidos. São vaiados. Obras são censuradas. O futuro não parece promissor e está cada vez mais difícil de aceitar que vivemos em uma sociedade realmente livre, ou que no mínimo respeite a liberdade.

É simplesmente bizarro.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 11/07/2018

  • Luide

Prepare-se para cair na armadilha de Hannah Gadsby em seu stand-up imperdível na Netflix

  • 05/07/2018

  • Luide

É questão de tempo até sua mãe trocar a novela por La Casa de Papel

  • 15/06/2018

  • Luide

Assista ao primeiro gol de Copa do Mundo narrado por uma mulher