Globo Play: é a vez da gigante da TV entrar na Guerra do Streaming

Globo anunciou seu serviço de streaming. E agora?

Luide
Luide
26 de outubro de 2015
 

A Rede Globo de Televisão é um império difícil de ser quebrado. Mesmo com a audiência média caindo ano após ano, a Globo ainda é o maior e mais influente meio de comunicação do país. E mesmo que hoje nossa geração não se importe mais com sua programação, é fato que temos uma história com a emissora. Afinal, antes da gloriosa internet, as novelas e seriados da Globo eram nossos passatempos e motivos de debate, não nas redes sociais, mas ao vivo, com a moçada na escola, trabalho ou rua.

A Globo fez de certos horários sagrados para o brasileiro. 12:30hrs é hora de ver esporte, 17:30hrs é a vez de Malhação, 18hrs, 19hrs e 21 hrs tem novela, mas antes disso, 20:30hrs tem Jornal Nacional. Quarta 22hrs tem futebol, no domingo é as 16hrs. E assim por diante… A grande questão é que tirando os eventos ao vivos, ninguém hoje mais fica preso a horários para consumir o que quer. O cara quer ver a série ou o filme dele quando tiver tempo.

Agora imagine o acervo dos mais de 50 anos da Rede Globo disponibilizados no “formato Netflix“? Nessa segunda feira 26 de outubro de 2015, a emissora deu o primeiro passo lançando o Globo Play, seu primeiro serviço de streaming, totalmente diferente do já existente Globo.com, que na verdade parecia mais como um complemento da programação do que um produto em si.

De início, o Globo Play já começa com uma revolução. Pela primeira vez a Globo irá disponibilizar seu sinal gratuitamente via internet, ou seja, você pode assistir a programação ao vivo da Globo do seu celular, tablet, computador, smartTV etc. Isso é histórico, é a maior emissora do Brasil liberando seu sinal, cara, você não precisa nem de antena parabólica mais.

O difícil é o catálogo né…

Essa é a versão gratuita, que além do sinal ao vivo, terá trechos das novelas e séries originais. Já a versão paga de R$ 12,90 por mês dará acesso total ao acervo da emissora (porém, por enquanto, apenas do ano de 2010 pra cá) , câmeras exclusivas do BBB e a transmissões em 4K. É importante dizer que o catálogo do Globo Play será feito apenas de conteúdo original, sendo assim, séries e filmes estrangeiros não entram.

A jogada é inteligente e ainda tem muito o que avançar. A Globo sabe que seu acervo é valioso, tanto que o canal VIVA é hoje um dos mais assistidos da tv a cabo e já é pensado o lançamento de um possível VIVA 2. A Globo possui uma extensa lista de novelas, programas humorísticos, reportagens, seriados. Ela sabe disso.

E o futuro?

A Globo é uma emissora aberta e seu alcance é gigante, vai desde o piá do apartamento nos Jardins de São Paulo até a tiazinha do interior de Rondônia. Seu conteúdo precisa ser mastigável e de fácil acesso. Não da pra negar que por mais que novelas como Avenida Brasil sejam boas, quando comparada a um drama americano vira teatrinho da escola. Mas a culpa não é dos atores, dos roteiristas, dos diretores. Eles sabem fazer, mas não podem. A audiência jamais aceitaria uma trama mais adulta, mais séria e densa.

Agora imagine o que a Globo poderia fazer com seu panteão de atores, de profissionais e com sua grana para um serviço de streaming? Um lugar que não precise mais de números altos de audiência pra vender comerciais? Pois é. Seria esse o primeiro passo para uma produção de séries que rivalizem com as produzidas lá fora?

No evento de lançamento, Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, deu a entender que sim,  teremos conteúdos exclusivos para o Globo Play: “… e também vamos começar a experimentar conteúdos ‘digital only‘ [exclusivos para plataformas digitais]. Teremos o capítulo zero da novela ‘Totalmente demais’, que não será transmitido na TV.

Cara, isso me anima DEMAIS. Sou muito otimista com tudo isso que estamos testemunhando, Netflix fortalecendo seus conteúdos originais, HBO investindo mais no HBO Now/Go

Globo Play será a jogada da maior emissora de TV do Brasil e uma das maiores do mundo. Porém aqui ela terá concorrentes a altura, e na Guerra do Streaming as coisas são diferentes que a Guerra da TV Aberta. Aqui a gigante terá que jogar um jogo com grandes competidores. Pegue sua pipoca e assista.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 01/10/2018

  • Luide

Achou que não existiam motivos para ficar acordado após o almoço de domingo?

  • 04/09/2018

  • Luide

Marcelo Adnet e o arriscado humor político

  • 14/08/2018

  • Luide

Com youtubers e novelas bíblicas, Record agora tem seu próprio serviço de streaming