X


Garoto muda cor dos personagens da Turma da Mônica: “Cansei desses desenhos diferentes de mim”

Um garoto negro de Nova Iguaçu mudou a cor dos personagens de Maurício de Souza

Por Luide
1 de outubro de 2014

Como garoto branco, passei minha infância totalmente distante de temas como o racismo em desenhos, filmes, séries e afins. Você se lembra de algum negro defendendo Atena em Cavaleiros do Zodíaco? Pois é, esse tipo de coisa passava despercebido. Mas os tempos são outros, e assim como mulheres já não aceitam APENAS o papel de mocinha indefesa, crianças negras também não se sentem representadas em diversas formas de arte.

Um caso recente e muito interessante aconteceu na cidade de Nova Iguaçu. Um aluno da 5ª série de nome Cleidison pintou os personagens da Turma da Mônica de marrom. Tudo porque não se sentia representado ali. A pintura foi feita em uma prova.

‘Pintei da minha cor, tá? Cansei desses desenhos diferentes de mim’

É claro, a patrulha branca vai dizer que é mimimi.
É claro, tem gente que vai contestar a atitude do moleque.
Mas é um fato: personagens negros foram, e ainda são, representados de uma forma “caricata”. Todos iguais, todos exercendo a mesma função.

Procurado pelo EXTRA, Maurício de Souza comentou a atitude do moleque:

“O menino Cleidison tem razão a partir de sua visão do mundo e do meio. Por que os personagens das historinhas que ele lê não têm a mesma cor de sua pele? E corajosamente ele os traz mais para perto de si e dos seus colegas afrodescendentes simplesmente usando lápis de cor.

Saída criativa e carinhosa”

Achei belíssima a atitude do garoto. Fica a reflexão.