Serviços de streaming e vídeos online projetam mais popularidade no Brasil para o futuro

Luide
Luide
20 de setembro de 2021


Fonte: Unsplash

A oferta de filmes, séries e documentários é um dos principais motivos de todo o sucesso dos vídeos na internet. Seja em plataformas de streaming, como a Netflix, ou em sites de compartilhamento, como o YouTube, o consumo de conteúdos tem aumentado constantemente e com uma projeção de se manter assim. Além do maior alcance de conteúdos neste formato, a chegada da tecnologia 5G também promete fazer com que esses serviços fiquem ainda mais populares nos próximos anos.

Segundo reportagem produzida pelo site Tilt, essa nova tecnologia de internet deve trazer grandes mudanças em vários setores, e um deles é o streaming. A alta velocidade da conexão 5G irá fazer com que a ultra definição de imagens seja padronizada nas plataformas mais populares. Além disso, o público também deve encontrar maior facilidade para consumir filmes e séries no celular ou em outros dispositivos móveis, e não apenas nos equipamentos de casa. Isso promete incentivar ainda mais o uso do streaming.

Isso é excelente para os produtores de conteúdo, pois essas plataformas estão abrindo espaço para produções brasileiras. O sucesso do documentário Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar em 2020, fez com que a Netflix, por exemplo, abrisse mais portas para as produções totalmente nacionais. Ou seja, essa grande popularidade que estamos falando tem muitos benefícios, sendo preciso saber quais são os principais impactos disso.

Desde o ano passado, o consumo de vídeos na internet passou por um grande crescimento em números. Um levantamento feito pelo site Meio & Mensagem mostra que o YouTube e a Netflix continuam com grande apego dos consumidores brasileiros. Cerca de 86% das pessoas com acesso à internet consomem conteúdos na plataforma da Google, enquanto 77% ficam horas consumindo o catálogo do site pioneiro em serviços de streaming. Além disso, a projeção é de que mais de 95% dos usuários brasileiros consomem vídeos online gratuitos quando estão na internet.

Criação de conteúdo na web

A variedade de conteúdos que existe na Netflix não é nada exclusivo do site ou dos portais de streaming. Na verdade, as redes sociais e os sites de compartilhamento de vídeos são os lugares mais democráticos para postar conteúdo. Atualmente, com o uso de ferramentas online, qualquer pessoa pode criar um conteúdo de qualidade. Por exemplo, o Movie Maker Online é um software gratuito que possui diversos recursos para quem deseja publicar vídeos nas redes sociais, seja no YouTube ou no Instagram. Além de contar com um guia que ajuda no processo, a ferramenta também possui mais de 4000 templates personalizáveis que podem ser usados para criar introduções, encerramentos e toda a estrutura de um vídeo profissional e de qualidade para as redes.

Assim, é possível encontrar muitos canais voltados para produções independentes no YouTube, no Vimeo e em plataformas semelhantes. Alguns canais famosos, como o EntrePlanos, o Quadro em Branco e o estrangeiro Pop Culture Detective, são referências quando o assunto são as produções audiovisuais na internet. Todos esses somam milhares de inscritos, e alguns contam com mais de 11 milhões de visualizações no canal. É uma oportunidade de seguir uma carreira na indústria do cinema, e sem precisar gastar muito dinheiro.Os portais de streaming e as redes sociais estão crescendo de forma constante no Brasil, e os vídeos online ganham muito com isso. Esse formato tem um grande alcance, e é responsável por mais de 80% do tráfego de dados aqui no Brasil e também na média mundial. Ou seja, o futuro da internet é com ainda mais popularidade de serviços como a Netflix e o YouTube, pois existe espaço para ambos crescerem.