Eu já cansei de qualquer diálogo

Entrega pra Deus e pra próxima geração.

Luide
Luide
25 de junho de 2019

Um garoto de 10 anos durante um vídeo seu sobre Minecraft, fez algum comentário em tom de brincadeira sobre Keanu Reeves ser o ator queridinho do público de meia idade do momento. A reação desse público? Cobrar desse garoto uma retratação, nem que para isso fosse preciso persegui-lo em redes sociais, levando a piada com um ator milionário para o pessoal a ponto de desejar a morte dessa criança. 10 anos e precisando lidar com pessoas nascidas nos anos 80.

A infantilização da cultura pop e tudo que ela abrange é apenas um sintoma de algo muito profundo em nossa sociedade. O homem médio se comporta como esse ser caricato, que acha que não ofende ninguém, reclama de quem se sente ofendido, mas ele em si está sempre se ofendendo com absolutamente tudo. É essa recusa a crescer e por isso procura abrigo em universos fantasiosos, com heróis e monstros virtuais. É nesse ambiente onde a toxicidade do mundo nerd aflora e se tornou a regra. Qualquer um que tente levar o mínimo de reflexão é escorraçado.

Da pena do produtor de conteúdo pop no Brasil. Mesmo que esteja com o bolso cheio de dinheiro de patrocínios, ter que se comportar como um eterno adolescente diante das câmeras ou do microfone é a única forma de sobreviver. Fingir que está tudo bem, que o nerd é esse ser complicado & perfeitinho, aberto a discussões sobre diversidade e igualdade. É por isso que se passa tanto tempo analisando a roupa que o Capitão América usou no filme dos Vingadores. Quem ousa dizer o básico é apedrejado: a comunidade nerd é uma vergonha.

O mais recente exemplo disso aconteceu quando uma streamer aleatória, durante uma discussão aleatória, disse coisas aleatórias. Em um mundo saudável, ninguém levaria pro pessoal e partiria para uma campanha de caça as bruxas. Mas estamos falando de homens de meia idade que choram com qualquer coisa que a Disney faça. Aqui a emoção exagerada é o que dita os próximos passos. A pessoa é levada a acreditar que a frase “todo homem é lixo” é uma grande ofensa a integridade masculina, algo que não pode passar impune. Como assim todos os homens são lixo?

Qualquer adulto mentalmente saudável, com contas a pagar e preocupações maiores que os próximos lançamentos da Rockstar, olharia para esse tuite e seguiria seu rumo. Mas não a comunidade nerd, gamer ou qualquer adjetivo que esse pessoal barbado fã de “tribos” goste de usar. Infelizmente é isso que acontece todo santo dia por aqui e estamos muito longe de mudar alguma coisa. Não que eu faça algo pra que isso aconteça, longe disso, mas ano após ano me parece que a diversidade, a empatia e o diálogo na cultura pop só é levado em consideração quando existem interesses financeiros. De resto… tá do mesmo jeito.

Ao nerd que já precisa fazer exame de próstata regularmente, mas se ofende quando pedem inclusão em filmes como A Turma da Mônica, a esse nerd não tem mais o que falar. É caso perdido. A uma nova geração da qual a minha filha irá fazer parte, essa me interessa. Com essa ainda da pra manter um diálogo. Espero que funcione, porque eu já cansei.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 20/08/2018

  • Luide

Alimente seu ódio: saiu o “Quanto Custa o Outfit?” Parte 3

  • 17/07/2018

  • Luide

A cultura “anti-lacre” se tornou mais insuportável que a do próprio lacre

  • 16/07/2018

  • Luide

Casagrande é mesmo um Campeão do Mundo