Eleições 2018 Vs Podcast: o que ouvir antes de votar?

Pra ouvir e se informar.

Luide
Luide
20 de setembro de 2018

Estamos às vésperas das Eleições 2018 e o destino do país pelos próximos 4 (ou mais) anos está nas mãos de milhões de eleitores que no dia 7 de outubro irão as urnas votar. O início desse texto é bem clichê, mas acredite, é exatamente isso que irá acontecer. Mas um problema marca não só essa, mas outras eleições que acontecem em dois em dois anos. O brasileiro pouco se informa e mal se lembra de quem votou.

Na correria do dia a dia é compreensível que muitos não tenham tempo para ler notícias ou simplesmente assistir algum telejornal. Acabe que a timeline das redes sociais se tornam o lugar ideal para o consumo de informações rasas e sem embasamento e portanto, atrapalha ainda mais o já pouco informado eleitor.

Mas e se você pudesse ouvir o bom debate durante uma viagem de ônibus? Se informar enquanto almoça sua marmita no trabalho? Ouvir uma entrevista enquanto lava louça? Bom, tudo isso é possível para quem ouve podcast. E o que não falta no Brasil são ótimos programas políticos.

Em 2017 ao divulgar sua lista de podcasts mais baixados, o iTunes apontou uma tendência naquele ano que só aumentaria em 2018: o número de programas dedicados a política. A previsão se concretizou e hoje no topo dos mais baixados, a maioria deles são voltados as Eleições 2018. Pra você que ainda engatinha na mídia e quer algo do tipo pra consumir, separei aqui algumas indicações.

Eleição na chapa


Rodrigo Vizeu se tornou uma das vozes mais ouvintes do podcast nacional nas últimas semanas graças ao excelente Presidente da Semana. O jornalista da FOLHA agora retorna com um programa diário, disponível todas as manhãs, onde ele comenta as principais notícias envolvendo a movimentação política. O problema é que esse podcast é uma parceria da FOLHA com o Spotify e só está disponível no serviço de streaming. Mas não se preocupe: é gratuito.

Foro de Teresina 


Um dos meus favoritos atualmente, o Foro de Teresina é o podcast de política da revista piauí. Toda quinta feira Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gastar (<3) discutem o que foi notícia na semana.

Anticast


Ivan Mizanzuk sempre lidou com temas políticos no Anticast, que começou sua jornada como um podcast voltado ao design e hoje tem a política como norte. É dali que saiu o áudio inédito de 3 horas de Lula, um dos eventos mais importantes do ano para levar o nome da mídia para outros lugares. É importante ressaltar que o Anticast tem um alinhamento com a esquerda muito claro e nomes como Guilherme Boulos e Eduardo Suplicy dão as caras por lá.

Minuto nas Urnas


O podcast Minuto de Silêncio lançou uma espécie de spin-off dedicado somente as Eleições 2018. O mais recente episódio tem uma entrevista com a candidata Vera Lúcia do PSTU.

Politiquês


O Nexo é conhecido por produzir um jornalismo de qualidade e independente e isso se reflete no Politiquês. Apresentado por Conrado Corsalette, o programa todo tipo de tema que envolve a política nacional (dos jingles até coronelismo) além de ter feito uma série de entrevista com os presidenciáveis. É muito bem produzido.

Vale lembrar de outros podcasts que falam sobre política: Mamilos, Guten Morgen, Lado B do Rio, RevoluShowMIDCast e Treta Talks.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 20/07/2017

  • Luide

Um podcast se tornará série de TV pelas mãos do criador de Mr. Robot

  • 30/06/2017

  • Luide

Mais de 100 indicações de podcasts pra você começar ouvir AGORA. E sem desculpas

  • 02/06/2016

  • Luide

O que você está esperando pra começar AGORA a ouvir podcast?