É óbvio que Pantera Negra deveria ganhar o Oscar

Não é só um filme.

Luide
Luide
23 de janeiro de 2019

Se existe algo que precisamos superar de uma vez por todas na cultura pop é essa de achar que o Oscar é sobre “o melhor filme“. Aliás, premiação alguma da indústria do entretenimento é sobre isso: “o melhor“. Sabe-se que muitos votantes da Academia nem sequer assistem a todos os filmes indicados, algo muito comum, por exemplo, quando o assunto é animação. Os caras vão, passam o olho… pensam… “ah vou votar nesse aqui da Disney“. O jeito correto de  olhar pro Oscar é como uma noite onde você pode tuitar um monte de absurdos sobre cinema e ganhar uns retweets.

Ninguém lembra mais que A Forma da Água levou o Oscar de Melhor Filme em 2018. As coisas são assim, você deveria aceitar. E já que Oscar não é sobre o MELHOR filme da temporada, que tal premiar de fato um filme que deixou um legado na cultura pop? Arrastou multidões? Fez da arte um objeto de empoderamento? Transformou vidas? Fez com que muitas pessoas se sentissem representadas pela primeira vez em um blockbuster?

É óbvio que Pantera Negra deveria vencer o Oscar de Melhor Filme. Não há a menor dúvida quanto a isso. Indicado em sete categorias, é o primeiro de super herói a conseguir o feito de concorrer ao prêmio principal. Um feito e tanto que não precisa de mais nada, mas seria simbólico demais se vencesse.

Veja, não significa que Pantera Negra seja de fato o melhor filme do ano que passou. Longe disso. Do ponto de vista crítico muitos irão apontar outras obras que são bem mais sucedidas tecnicamente, como Roma de Alfonso Cuaron (que também é um filmaço). Mas Pantera Negra foi além de ser “só mais um filme“. Sua importância é incalculável e poucas obras tiveram esse impacto na vida de tanta gente. Um impacto positivo, com um super herói negro, poderoso e Rei. Ignorar isso não te torna racista (talvez torne), apenas mostra que você é burro.

Filmes, séries, músicas não são apenas obras de puro entretenimento. A forma como esses produtos se relacionam com você ou com o atual momento de sua vida podem deixar marcas. Eu, você e todo mundo aqui já se viu influenciado após assistir um filme ou ouvir aquele álbum. É natural e isso é bom. E por isso que quando algo da magnitude de Pantera Negra acontece precisamos celebrar. O filme é exatamente tudo aquilo que se espera de algo com esse alcance.

O bilhão no bolso da Disney mostrou que as pessoas não apenas querem obras assim, mas precisam delas. Todo o barulho feito em cima do lançamento, com gente se emocionando e se movimentando para levar crianças carentes ao cinema prova isso. Não é só um filme. E se não é só um filme, deveria vencer o suposto maior prêmio do cinema. É a escolha mais óbvia.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 18/12/2018

  • Luide

Tira sarro agora, desgraçado!

  • 13/12/2018

  • Luide

Ele é um cara maneiro

  • 23/11/2018

  • Luide

O ciclo sem fim