Documentário Beware the Slenderman da HBO narra crime real baseado na lenda

Como uma lenda da internet ganhou as páginas policiais

Luide
Luide
11 de novembro de 2016

O imaginário coletivo deu vida as maiores e mais assombrosas lendas. Começa no boca boca e logo vai tomando forma, algumas pessoas passam a jurar que viram, e assim por diante até se tornar “verdade”. Nasci no interior do Paraná e passei a infância temendo os mais diversos tipos de noivas flutuantes, bolas de fogo que se moviam pelos pastos e homens que se transformavam em seres monstruosos. Lembram da época do Chupa Cabra? Tive amigos que juravam ter topado com um.

Agora imagine o que esse “imaginário coletivo” é capaz de criar com a internet? Hated in the Nation da terceira temporada de Black Mirror explora esse tipo de situação, e até onde uma manada dizendo a mesma coisa é capaz de chegar.

Chegamos a Slender Man.

Criado em 2009 dentro de um fórum de discussões, Slender Man logo se tornou um meme bastante conhecido, que ganhou forças graças a explosão dos blogs de humor e variedades na época e também a sites como o 9GAG e 4chan. Era comum topar com a imagem do monstro todo santo dia. Mas claro, a internet sempre vai além. Documentários fakes foram criados, creepypasta se espalhavam por todos os lados e até mesmo um game foi lançado. Enfim, Slender Man era pop.

Acontece que em 2014 duas garotas de Wisconsin, EUA, tentaram matar uma de suas colegas alegando que estava cometendo tal ato para “acalmar Slender Man“. O crime logo se tornou uma sensação midiática, e a mistura entre o real e a lenda acabou virando um documentário para televisão, produzido pela HBOBeware the Slenderman chega a HBO americana no dia 23 de janeiro de 2017, ainda sem previsão para o Brasil.

Assista ao trailer:

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 01/06/2016

  • Luide

O Sushi dos Sonhos de Jiro é uma aula sobre disciplina e legado

  • 09/11/2015

  • Luide

The Nightmare, documentário sobre paralisia do sono, é assustador demais. Eu hein

  • 19/02/2015

  • Luide

Documentário “Virunga” não é sobre gorilas, é sobre o melhor e pior do ser humano