A Coreia do Norte é o país mais incrível do mundo. Duvida? Assista esse documentário

Ou pelo menos é isso que Kim Jong-un quer o resto do mundo pense.

Luide
Luide
29 de março de 2018

Um país onde todas as famílias tem banquetes fartos, empregos decentes e os alunos se dedicam e esforçam nas escolas. Tudo funciona em perfeita sincronia e não existe um único habitante descontente com o governo. O Estado além de prover mais do que o necessário para sua população viver, ainda protege seu território com vigor e coragem, espantando seus inimigos covardes. Esse lugar abençoado é a Coreia do Norte.

Ou pelo menos é assim que o ditador Kim Jong-un quer que o mundo os vejam.

Under the Sun é um documentário de 2015 e está disponível na Netflix. Realizado pelo russo Vitaly Mansky é um retrato único do país mais fechado do mundo, mas não espere depoimentos de pessoas descontentes com o regime comunista ou com seu grande líder. Under the Sun foi filmado sob forte vistoria dos norte coreanos para ser uma espécie de propaganda do país mundo afora. Mas o diretor foi esperto o suficiente para driblar essa imposição e fez, se é que podemos assim dizer, dois documentários em um só.

O primeiro é todo roteirizado pelos norte coreanos e tem como protagonista uma típica família de lá. Pai, mãe e filha vivem em um lar perfeito, são felizes e trabalham em empregos dignos com muita disposição. Acompanhamos a pequena Zin-mi, que ao completar 8 anos, ingressou na União das Crianças da Coreia do Norte e tem uma boa rotina entre escola e casa. Essa é a versão que Pyongyang autorizou.

Na realidade, Zin-mi vive na escola que estuda e seus pais moram onde trabalham. O diretor Vitaly Mansky filmou os bastidores dessa encenação toda e mostra como funciona a máquina do Estado norte coreano. Crianças são ensinadas desde pequenas a odiarem ocidentais e principalmente japoneses. Adultos precisam aceitar que o seu trabalho infinito é para o bem do país. E por aí vai.

É fato que Under the Sun causa incômodo para nós, ocidentais, que vivemos sob uma outra perspectivava de vida. Tudo ali parece uma realidade paralela e é uma ótima oportunidade de você conhecer um pouco do país mais fechado do mundo, mas que não sai do noticiário. Tem na Netflix e prepare-se para ouvir a palavra “companheiro” algumas vezes.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 17/01/2017

  • Luide

PIXO: documentário investiga a mentalidade por trás dos pixadores de São Paulo

  • 11/11/2016

  • Luide

Documentário Beware the Slenderman da HBO narra crime real baseado na lenda

  • 20/10/2016

  • Luide

A cientologia e o adestramento de seres humanos