Chernobyl é, até o momento, a grande série de 2019

E tudo leva a crer que será a grande série de 2019.

Luide
Luide
29 de maio de 2019

Não importa se o final de Game Of Thrones foi traumático ou maravilhoso: para muitas pessoas a série era o único motivo para seguir assinando a HBO. O medo do spoiler e o prazer de acompanhar os episódios ao vivo justificava o pagamento mensal do serviço. Como a Netflix se tornou o streaming oficial para a maioria dos consumidores, manter uma outra assinatura é quase um luxo e portanto, só vale se tiver um algo que a faça valer.

Mas quem cancelou mal sabe que apesar do avanço da já citada Netflix, Amazon e outros, a HBO ainda é a principal produtora de boas séries. E quem cancelou está perdendo Chernobyl, que é sem dúvida alguma a melhor série de 2019 até o momento. Não teve nada que sequer seja tão bom em produção e execução de uma história. É a HBO mostrando que sabe onde investir cada centavo do seu orçamento. Chernobyl é uma dessas obras que deixam o espectador de boa aberta em cada cena, já que a perfeição da reconstituição do acidente nuclear beira o assustador.

E não sou eu quem está falando.

Slava Malamud é um jornalista russo que viveu os horrores da época. Em uma série de tweets, ele conta como a HBO consegue narrar os fatos com uma fidelidade única, até mesmo em pequenos detalhes de cena, como uma simples lata de lixo. Mas obviamente todo esse cuidado em contar visualmente essa tragédia seria perdido se o roteiro e seus personagens não nos convencesse que aquilo de fato ocorreu. A verdade é que para nós, ocidentais do século XXI, imaginar como foi essa explosão é um processo de pura imaginação. Mesmo com vídeos e imagens da época, cabe a nós preencher as lacunas do que aconteceu nos bastidores.

Mas Chernobyl faz isso muito bem. Ainda segundo Slava, as motivações dos personagens condizem com a mentalidade da época e também com as autoridades soviéticas. É tudo muito crível. É justamente a união de uma boa história contata e uma produção impecável que faz d Chernobyl a grande série a ser acompanhada de perto em 2019.

Uma trama do terceiro episódio é um exemplo perfeito dessa sintonia: uma física nuclear vai até o hospital onde estão os primeiros homens a ter contato com a radiação. Ela quer entender como algo que parecia impossível aconteceu. É praticamente um trillher político, com espiões e disfarces, mas também os horrores que aconteceram com aqueles homens é muito visual. Muito mesmo. A HBO certamente levará alguns Emmys pra casa com essa produção.

Quem cancelou a HBO por causa de Game Of Thrones fez a pior escolha. Hoje não existe canal ou serviço de streaming com um catálogo de série tão rico quanto a HBO. Somente Sopranos, The WireSix Feet Under e Band of Brothers sozinhos são melhores que todo o catálogo de Netflix e Amazon Prime juntos. Chernobyl é melhor que qualquer lançamento desses serviços em 2019. E caminha pra ser a melhor do ano.

Azar de quem está perdendo.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 28/08/2019

  • Luide

O macho no divã

  • 19/08/2019

  • Luide

Tão boa que nem parece Netflix

  • 31/07/2019

  • Luide

The Boys e a piada em que estamos inseridos