Bandidos na TV é o Brasil na Netflix

Finalmente o país com mais de 60 mil homicídios por ano mostrando sua capacidade em dar vida a histórias macabras.

Luide
Luide
3 de junho de 2019

A onda de séries documentais que vão em busca de crimes mal resolvidos ou histórias surreais (que envolvam crimes, claro) finalmente desembarcou no Brasil. Bandidos Na TV é a primeira obra original Netflix a transformar em bom entretenimento algum processo que ainda não está 100% resolvido pela justiça (ou ainda desperta dúvidas sobre sua condução). Finalmente o país com mais de 60 mil homicídios anuais terá o seu merecido lugar na era dos streamings.

Desde que o podcast Serial se tornou um viral ainda em 2014, a indústria percebeu ali um potencial: ir em busca de crimes brutais ou casos ainda não solucionados e transforma-los em documentários. De O.J. Simpsons a garotinha Madeleine McCann, todos possuem algo em comum: dúvidas, conspirações, mistérios e um complexo material para ser explorado. E quem se tornou uma verdadeira expert nesse assunto é a Netflix, que volta e meia apresenta uma nova produção documental baseada em fatos reais.

Bandidos Na TV é a primeira a se focar em um caso 100% brasileiro. E certamente se trata de um dos mais bizarros do catálogo, daqueles que se contar ninguém acredita. Bom, ou acredita, já que estamos falando de Brasil. Pra você que é millennial, a forma mais fácil de buscar uma memória o protagonista dessa série é através de meme. Lembra do Galerito socando o Gil da Esfirra? Então, foi no programa amazonense Canal Livre que esse episódio memorável da nossa internet aconteceu e é partir dele que essa história começa.

No final da década de 90 o então desconhecido Wallace Souza embarcou em algo que estava em alta no Brasil: programas de auditório que misturavam crimes com apresentações musicais. Você e sua família se reunia na sala para assistir a personagens no palco brigando entre si e um corpo ou outro baleado. Nada melhor para espairecer após um longo dia de trabalho. Mas Wallace logo se tornou uma espécie de herói na cidade de Manaus. Ele colocava o dedo na ferida, falava o que ninguém tinha coragem, batia de frente com a bandidagem e por fim, chegou onde geralmente essas pessoas chegam: no poder público. Wallace foi o deputado mais bem votado da história do Amazonas.

É então que Bandidos Na TV começa a contar a história realmente macabra. Em busca de constante audiência e comoção pública, os assassinatos mostrados no programa eram encomenda do próprio Wallace. BOOM! Tudo parece inacreditável, digno de um filme de ficção, mas aconteceu e Bandidos Na TV narra os fatos com excelência. Tudo funciona e se encaixa perfeitamente criando o tipo de série que é impossível não assistir um episódio atrás do outro. É sempre assim: quando você imagina que nada poderia ficar pior, é aí que a coisa fica ainda pior.

São apenas 7 episódios, o que excluí as famosas barrigas feitas apenas para preencher a cota padrão de 10 episódios. Bandidos Na TV finalmente mostrou toda a capacidade do Brasil em dar vida aos mais diversos crimes e aberrações. Que venham outras.

ps: espero que a próxima seja Projeto Humanos

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 10/12/2019

  • Luide

Watchmen é exatamente o que significa uma ADAPTAÇÃO

  • 03/12/2019

  • Luide

Watchmen: era impossível adaptar, até chegar nas mãos da pessoa certa

  • 29/11/2019

  • Luide

The Mandalorian é perfeita demais para ser verdade