Anatomy of a Killing: BBC da aula de jornalismo ao investigar vídeo viral

BBC usa do bom e velho jornalismo para investigar vídeo que chocou o mundo todo.

Luide
Luide
24 de setembro de 2018

Fake New!“: foi assim Issa Tchiroma Bakary, porta-voz do governo de Camarões reagiu as acusações de que soldados camaroneses estavam por trás do cruel vídeo viral que tomou conta das redes sociais em julho. As imagens chocam qualquer um: duas mulheres e crianças são friamente assassinadas por homens que parecem soldados. Na ocasião a Anistia Internacional afirmou que a matança veio sim de membros do exército camaronês, mas o governo seguia negando.

Não são apenas adolescentes com avatar de anime no twitter que negam evidências e taxam de “fake news” qualquer notícia. E somente o bom jornalismo pode combater esse tipo de mentalidade, inclusive de um porta-voz do governo. A BBC resolveu investigar se o atentado atribuído a soldados camaroneses realmente era real e através de um trabalho jornalístico cirúrgico, descobriu exatamente o que aconteceu.

Se baseando nas pistas deixadas ao longo do vídeo (como uma cadeia de montanhas e até pequenas construções) o jornal chegou até o local das mortes e também próximo de quando aconteceu. Além de descobrir quem são os envolvidos. A BBC divulgou o resultado em uma thread no twitter:

E também em um vídeo no Youtube. Antes de assistir saiba que apesar de não mostrar as execuções, o vídeo ainda é forte e chocante.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 24/04/2018

  • Luide

Dilma na PF ou capa de disco indie?

  • 23/04/2018

  • Luide

Entretenimento é isso: Jeff Goldblum avaliando tatuagens de Jeff Goldblum

  • 20/04/2018

  • Luide

Acha Felipe Neto perigoso para as crianças? Conheça o Atomic Energy Lab