Agora vai ter app nativo de podcast em celulares Android (2018: o ano do podcast?)

Google Podcast é uma excelente notícia para quem produz e consome podcasts.

Luide
Luide
19 de junho de 2018

Aconteceu com alguns anos de atraso, mas aconteceu: o Google anunciou o Google Podcast, aplicativo de podcasts nativo para celulares Android. O que era fácil para usuários do iOs, se tornava um pouco incomum para quem precisava descobrir na unha um app ideal e só depois pesquisar e aprender a assinar um feed. É uma boa notícia para quem consome, mas principalmente para quem produz.

Isso abre espaço para a popularização da mídia, algo que nos últimos anos é tão debatido no meio de produtores. Apesar de bons números no Brasil, ainda estamos longe de atingir parte da massa que se concentra principalmente em plataformas como Youtube. É claro que não cabe a comparação, mas tirar o podcast dessa zona underground é importante para manter vários programas vivos.

Afinal, não basta ter boa audiência: é preciso estar em evidência. Muitos canais no Youtube lucram 10 vezes mais que alguns podcasts mesmo com metade da audiência. O motivo é que todos na escala de consumo de um vídeo sabem o que é youtube. Do dono da agência ao garoto que pode ser impactado em um pré-roll. Já podcast

Com o app, pretendemos impulsionar a adoção de podcasts com a base de usuários do Android. Ele mantém os seus arquivos em sincronia entre todos os seus produtos do Google (do Assistente à Busca) e oferece recomendações personalizadas para podcasts que você pode gostar”, publicou o Google, que também anunciou um programa para ajudar a promover o crescimento de novos podcast, principalmente para pequenos produtores.

O interesse do Google pela mídia não é gratuito. Nos EUA é uma das que mais crescem e vem despertando interesses até mesmo em estúdios de Hollywood. 1 a cada 4 americanos ouvem podcast. Se por lá já é assunto encerrado essa piada do “ano do podcast“, aqui ainda esperamos o grande ponto de virada.

E pode estar próximo de acontecer.

Seja assinante e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!