Seguimos como cães correndo atrás do caminhão de dúvidas que é Westworld

Contrapasso (S01E05) é mais um episódio recheado de regras de Westworld, e claro, não deixa de aumentar as incertezas

Luide
Luide
2 de novembro de 2016

A liberdade é uma das maiores obsessões da juventude. O momento de nossa vida que ainda estamos presos ao lar e aos pais, mas ao mesmo tempo nossa mente parece ter encontrado as verdadeiras e melhores soluções pra nós mesmos. O desespero de por tudo isso pra fora e fazer o que quer, é algo que nem sempre termina com finais felizes. Os excessos, os arrependimentos e o sentimento de vazio. O que acontece quando o cachorro alcança a roda do carro? O que acontece quando chegamos a beira da liberdade?

É justamente uma espécie de coleira (seja moral, social ou por leis do Estado) que nos impede de desfrutar de uma suposta liberdade infinita, sem regras e desordenada. Um conjunto de normas que você acaba seguindo inconscientemente, obedecendo. Essa coleira é pra te transformar em um bom cão adestrado, ou te ajudar a evitar possíveis danos a si mesmo?

Dr. Ford abre Contrapasso (S01E05) narrando uma história de sua infância. Nessa história, ele conta sobre seu cachorro de caça que passou a vida correndo em círculos, perseguindo um pedaço de pano. Certa vez seu irmão libertou o cachorro em um parque, e ele acabou encontrando um gato. O cachorro finalmente havia conseguido seu objetivo, e após matar o animal, não sabia mais o que fazer. Westworld abre mais um episódio memorável traçando um paralelo com seus Anfitriões. E porque não seus visitantes.

A vida em círculos. A perseguição de um ideal. A busca que cria uma confusão na mente de muitos, todos os dias. O que você faria quando alcançasse seus objetivos? No caso dos Anfitriões existe a procura por algo que nem mesmo eles entendem. A liberdade da consciência, pensar por si mesmo, é o gato que eles não sabem que perseguem. E Dolores é quem está cada vez mais próxima de morder.

Contrapasso mais uma vez está recheado de momentos expositivos. O que pra alguns pode soar um recurso fácil e desnecessário, em Westworld vai muito bem. A maneira como as regras desse universo foram espalhadas por cada um dos episódios, acaba transformando de fato, cada visita em uma nova experiência. E nesse caso específico, Contrapasso é um dos que mais deixa pistas sobre não apenas o que se passa no parque, como também nos caminhos que a série percorre.

Lisa Joy e Jonathan Nolan não se preocupam com o cruzamento constante de histórias, e fazem isso de propósito. Afinal, ao mesmo tempo que algumas coisas se revelam, tudo fica ainda mais distante de um entendimento coletivo. As teorias que pipocam a cada novo episódio confirmam isso. O Homem de Preto, Arnold, Dr. Ford, a quest principal do parque, o nascimento da consciência nos Anfitriões. É como digo: pra quem gosta do pós-créditos, Westworld é a série perfeita. A comparação com LOST não é gratuita, já que a série de J.J. Abrams foi a que constitucionalizou esse comportamento do fã.

 Contrapasso (S01E05)

Agora, a grande resposta que essa temporada pode dar é o que irá acontecer quando os Anfitriões conseguirem capturar o “gato”. Como será o comportamento dessas máquinas quando se libertarem? Sabendo do caos que isso poderá trazer ao parque, o Homem de Preto se porta como esse vilão que o lugar merece. Seu encontro com Dr. Ford foi um dos mais inesperados, mas também rendeu ainda mais lenha nessa fogueira de dúvidas e incertezas.

Westworld é quem nos faz correr atrás de respostas iguais a cães desesperados.

Posts Relacionados
  • 11/08/2017

  • Luide

Rick & Morty não é apenas engraçado: é extremamente inteligente

  • 10/08/2017

  • Luide

A Batalha dos Bastardos Vs Os Espólios de Guerra: qual episódio de Game Of Thrones se saiu melhor?

  • 10/08/2017

  • Luide

Conversas para uma quarta temporada de Hannibal já começaram. MAS…