This Is Us é uma série onde a família é o personagem principal

Uma série leve, simples e com um coração imenso

Luide
Luide
21 de dezembro de 2016

Quando David Chase instituiu as regras da televisão com Sopranos lá em 1999, dramas familiares passaram a ser o foco de basicamente todas as grandes séries que viriam a seguir. O homem contemporâneo atormentado por seus demônios, precisando lidar com as pressões da família e trabalho. Surgiram os icônicos protagonistas como Tony Soprano, Don Draper, Walter White, Frank Underwood e etc. Eram dramas tensos e intensos, onde os personagens raramente tinham alguma recompensa boa e uma vida plena, longe de seus vícios e as consequências de seus atos egoístas.

This Is Us é exatamente o contrário desses grandes dramas, mas não em qualidade, mas em tom e temática. Aqui temos uma série completamente desprendida da obsessão por anti-heróis (formato que já começa a ficar caricato), conflitos mais obscuros e a família como um lugar de penitência, um purgatório. Se em Mad Men, por exemplo, a vida nos subúrbios com mulher e filhos parecia tediosa e um verdadeiro contraponto ao glamuor do mundo lá fora, em This Is Us ela é o centro de tudo, que define o caráter de cada um de seus personagens.

Às vezes a série parece pender para o lugar comum, o clichê das grandes lições de moral. Mas não, é tudo muito simples e delicado, transformando assim as histórias principais em verdadeiros exemplos daquilo que acontece o tempo todo. Com todo mundo. This Is Us é dona de um coração imenso, e se o piloto é uma das melhores coisas feitas em 2016 em relação a televisão, o restante dos episódios consegue manter esse calor pulsante a aconchegante.

Sabe a história do pai que quer o melhor para o filhos? Da mãe que sente medo ao engravidar? Daqueles que sentem pela ausência? Da luta por uma identidade própria? De aceitar seu corpo? De aceitar suas qualidades? De acreditar em si mesmo? Tudo isso é This Is Us. Tudo isso é um belo clichê. Mas tudo isso é a vida, e tudo isso é maravilhoso. Não temos aqui uma obra metida a besta, tentando ser aquilo que não é. Longe disso. This Is Us se propõe a ser um dramão, nada além, e consegue fazer isso maravilhosamente bem.

Há um bom tempo eu não assistia uma série, com o perdão da palavra, que não tivesse um único personagem cusão. É o tipo de coisa que você precisa assistir de tempos em tempos para se desintoxicar, lembrar que existem pessoas boas, momentos felizes e sua família, não importa do que ela é composta, é sempre o melhor lugar do mundo.

Assista e se emocione.

Posts Relacionados
  • 27/07/2017

  • Luide

Próximas séries da HBO: Watchmen, True Detective e 4 spin-offs de Game Of Thrones

  • 26/07/2017

  • Luide

No mar, Game Of Thrones entrega sua primeira grande batalha na sétima temporada

  • 24/07/2017

  • Luide

A loba gigante que Arya encontrou era mesmo Nymeria