Ragnar Lodbrok começa a construir sua vingança no retorno de Vikings

The Outsider (S04E011) e o retorno do melancólico líder

Luide
Luide
6 de dezembro de 2016

Apesar de todo imaginário que acompanha os povos vikings, a série do History nunca foi um banho de sangue constante. Seu ritmo muitas vezes lento era o convite perfeito para uma imersão nessa cultura que até hoje é fonte de muitas lendas e mitos. Em Vikings o tempo é um aliado poderoso, e a série nunca se entregou nem a um ritmo frenético, muito menos ao marasmo total.

Porém chegou o quarto ano, e em uma decisão um tanto estranha, resolveram diluir os costumeiros 10 episódios por temporada em 20, divididos em duas partes. A primeira tratou da grande derrota de Ragnar, e de como ele se viu impotente perante o mundo. Agora com o retorno da série, temos aqui um vislumbre do que promete ser esse restante de temporada: um tom bastante fúnebre e melancólico para o nosso protagonista.

É verdade que não é de agora que Ragnar demonstra uma espécie de culto a sua própria morte. Esse flerte vem desde o terceiro ano, com ele se questionando internamente o tempo todo. Afinal, será ele reconhecido em Valhala?

“Todos nós apoiamos suas ideias, mas elas não funcionaram”

Existe algo que assombra Ragnar há algum tempo. Uma mistura de dor, luto e frustração. Visionário como sempre foi, viu seus planos se afundarem um a um, e isso, claro, mexeu com ele. Sendo assim, é bem provável que ele parta para uma última grande vitória, ou no mínimo uma grande batalha. Se despedir com honras enquanto ainda pode empunhar uma arma. Morrer como um soldado é tudo que ele precisa nesse momento.

E claro, Vikings já deixou isso claro há algum tempo: em breve, a série seguirá sem seu líder e protagonista. Aí temos um problema. É claro que nem todas as grandes obras tem um foco central, Game Of Thrones e mais recentemente Westworld são a prova de que um bom elenco, trabalhado de maneira igual, consegue tocar a história. Porém outras como Breakign Bad e Mad Men são bastante dependentes de seu protagonista, e no caso de Vikings, infelizmente a série também.

 The Outsider (S04E11)

Ragnar é a maior joia da série, e fica difícil imaginá-la sem ele. Mesmo assim, agora com seus filhos crescidos e Bjorn mais independente do que nunca, temos algumas opções de sucessor. The Outsider (S01E11) foi o episódio que deu o ponta-pé inicial, mas ainda deixa o ar de preocupação. Quem poderá assumir um posto tão importante? Não, não falo de líder, mas sim de protagonista de uma série que segue para o seu quinto ano.

Nesses 10 episódios restantes, veremos Vikings com os pés no freio, tentando desenvolver esses garotos e preparando o público para uma mudança de rumos. Que venha o melhor, sempre.

Posts Relacionados
  • 26/10/2016

  • Luide

Westworld: eram os deuses cientistas?

  • 26/10/2016

  • Luide

Porque The Walking Dead me deixa com ódio

  • 25/10/2016

  • Luide

Os monstros estão entre nós