Festa da Salsicha: animação não é sinônimo de “filme pra criança”

E saiba como evitar trazer esse tipo de filme pra "dentro do seu lar".

Luide
Luide
12 de setembro de 2017

No início da década de 90 quando a HBO começava a dar vida à sua programação original, algumas séries perceberam que ao contrário do que poderia ser feito na tv aberta, poderiam inserir cenas de sexo e violência nos episódios. Isso de alguma maneira fez com que a audiência média entre adolescentes caísse, mas isso não foi um problema. A HBO viu uma oportunidade de marketing e passou a ser posicionar como um canal de “entretenimento adulto“, seja com história mais sofisticadas ou aquele peitinho de fora.

Alguns anos depois, a HBO é de fato um canal com conteúdo adulto, e isso fica evidente em suas séries. De Game Of Thrones a Vinyl, o que não falta é entretenimento proibido para menores de 18 anos. Qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento sabe que deixar a HBO liberada para uma criança é um tanto complicado. Imagina ela descobrir que o Jon Snow está apaixonado pela própria tia?

Acontece que esse tipo de entendimento parece passar longe da maioria dos pais, talvez por descuido ou pura ignorância. Um caso recente expõe essa falta de atenção. O filme Festa da Salsicha estava sendo exibido pela HBO, e entre uma reprise e outra, acabou entrando na grade da manhã. Na TV aberta, as leis são mais rígidas quanto ao tipo de conteúdo exibido, porém, a mesma regra não se aplica aos canais premiun.

Depois de uma mobilização e severas críticas, o Procon multou a HBO em 2 milhões de reais por exibir o filme.

“A falta de alerta aos pais sobre o conteúdo do filme feriu o Princípio da Proteção Integral ao menor de idade, consumidores  hipervulneráveis, razão pela qual a exibição do filme Festa da Salsicha nos horários informados é totalmente inapropriada”

Diz a sentença do Procon-SP.

Festa da Salsicha definitivamente não é um filme para crianças. Mas é um erro bastante comum associar animação a temáticas infantis. É claro que um menor de idade não tem esclarecimento para discernir sobre, porém, é fundamental que os pais entendam. Afinal, é dever estar atendo ao que os filhos consomem. Animação não é gênero, é técnica. Ela pode ser uma comédia, drama, ação e até mesmo pornográfica.

O desenho é extremamente erótico, tem cenas de sexo explícito e até mesmo orgia entre os personagens. É gravíssimo! Isso está acontecendo dentro dos lares das famílias brasileiras” é o que disse Letícia Aguiar, uma das principais críticas a exibição do filme na HBO. Ela acerta em dizer que em Festa da Salsicha rola até mesmo orgia, e definitivamente não é uma obra destinada ao público infanto-juvenil, porém erra que ele está “acontecendo dentro dos lares“. Ele só acontece se os pais deixarem.

Filmes, séries, desenhos e até mesmo canais do Youtube possuem públicos específicos. Da mesma forma que o Lucas Neto gira spinner para crianças assistirem, a Casa das Brasileirinhas produz filmes para adultos. É claro que existem leis específicas que impedem que esse filme da Brasileiras seja exibido na Sessão da Tarde, portanto, cabe em primeiro lugar aos pais o papel de fiscalizar.

Não adianta levar o filho de 9 anos para ver Deadpool e sair reclamando de palavrões. Não custa perder 2 minutos do dia pra tentar entender melhor aquilo que o filho deseja ver.

Como faço para descobrir se um filme possuiu palavrões, cenas de violência, sexo e uso de drogas?

A primeira e mais lógica ação é observar a classificação etária do filme. No site do Ministério da Justiça, é possível baixar um PDF que explica como funciona a classificação indicativa no Brasil. Aqui, os filmes recebem os seguintes selos: L (que significa livre para todos os públicos), 10, 12, 14, 16 e 18.
Clicando aqui você pode baixar o PDF. Se você é pai ou mãe, vale a pena dar uma lida.

E se mesmo assim você deseja levar seu filho ao cinema, mas gostaria de saber exatamente que tipo de violência acontece? Ou maiores detalhes sobre as cenas mais picantes? O IMDB fornece o Parents Guide que descreve tudinho que acontece. Para isso, é só procurar pelo filme na página e procurar pela aba.

Pronto. Faça isso e sempre fiscalize o que seus filhos estão assistindo. Esse simples gesto de amor e atenção, irá impedir que Festa da Salsicha seja visto pelos pequenos desavisados.

Posts Relacionados
  • 05/07/2017

  • Luide

O que Okja pode dizer sobre o seu consumo de carne

  • 26/06/2017

  • Luide

Porque Baby Groot é tão importante para entender Guardiões da Galáxia Vol 2.

  • 26/06/2017

  • Luide

E se… o grande público estiver enjoando de Transformers?