Esse é o tamanho de Dunkirk, se comparado aos últimos filmes de Nolan

Filmado em iMax 70mm, Dunkirk é o segundo filme mais curto da carreira do diretor.

Luide
Luide
6 de julho de 2017

Dunkirk será o filme mais curto de Christopher Nolan desde sua estreia como diretor em Following de 1998, que tem apenas 1h 09min de duração. Sua carreira é marcada por filmes longos (pelo menos para os padrões Hollywood/Blockbusters), principalmente depois que ele caiu nas graças do público: Batman Begins com 2h e 20min, Batman: O Cavaleiro das Trevas com 2h e 32min, A Origem com 2h e 28min, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge com 2h e 44 min e por fim, Interstellar, o mais longo de todos com 2h e 49 min.

E se muita gente reclama que seus filmes poderiam ser mais curtos, Dunkirk terá um tempo bastante convidativo de 1h e 46min. Há algum tempo se especula sua duração, já que por ser ambientado em plena Segunda Guerra, muita gente imaginava mais um épico perto de três horas. Mas indo contra todas as previsões, o novo trabalho de Nolan será um dos mais curtos de suas carreira, e uma imagem divulgada pelo fórum Nolanfans mostra um comparativo entre os rolos de 70mm de Dunkirk e seus trabalhos mais recentes.

Dunkirk será exibido em 70mm em 125 salas de cinema, a maior distribuição em 25 anos do formato.

Uma pequena demonstração do poder e influência de Christopher Nolan dentro da Warner. Grande entusiasta do formato, Nolan segue sendo um dos últimos diretores a filmar no formato 70mm, fazendo uma espécie de Resistência ao lado de Quentin TarantinoPaul Thomas Anderson. Além disso, 75% de Dunkirk foi filmado em câmeras iMax 70mm, o que faz desse filme um espetáculo a ser assistido em um tela grande. A parceria do diretor com as câmeras iMax começou em Cavaleiro das Trevas, de 2008.

Nessa imagem é possível diferenciar a proporção absurda que é o iMax 70mm:

Essa paixão de diretores influentes como Nolan e Tarantino custa caro aos estúdios. Salas de cinemas abandonaram os formatos de película há algum tempo, já que o digital é mais barato e atende a demanda do mercado. Para que Os Oito Odiados fosse exibido em cerca de 100 salas de cinema em 2015, foram necessário 18 meses de planejamento a um custo de quase 10 milhões de dólares, para a reinstalação e manutenção de projetores antigos.

De qualquer forma, se você mora fora do Brasil e tem a chance de assistir nesse formato, corra, porque ele está com os dias contatos.

Posts Relacionados
  • 19/04/2017

  • Luide

Assista a EX-MACHINA agora na Netflix

  • 17/04/2017

  • Luide

Não vão parar de fazer Velozes & Furiosos só porque você não gosta

  • 12/04/2017

  • Luide

Como Transformers: O Último Cavaleiro parece ser um filme diferente a cada trailer