Christopher Nolan está convertendo a Trilogia do Cavaleiro das Trevas para 4K

Lançamento será em home video.

Luide
Luide
11 de julho de 2017

Side by Side é um documentário de 2012 sobre o modo de se fazer cinema. Keanu Reeves entrevista uma série de diretores sobre a mudança da película para o digital, e como cada um deles enxerga essa revolução. Entre os entrevistados está Christopher Nolan, um dos poucos ainda usando película para filmar.  E mais do que isso, Nolan é um “ativista” da preservação da película, tendo inclusive feito um acordo com outros diretores e estúdios para que a Kodak siga fabricando negativos.

Essa paixão de Nolan é quase uma obsessão. Para Dunkirk, seu novo trabalho, foram utilizadas câmeras iMax 70mm em 75% do filme, o resultando, como mostrado nessa matéria, é uma escala poucas vezes vista no cinema. Além disso, o Dunkirk terá a maior distribuição do formato 70mm em 25 anos. A crítica lá fora é unânime em apontar o espetáculo visual do filme.

Agora, ele está trabalhando em converter seus trabalhos anteriores na resolução 4K, bastante famosa hoje em dia por conta da venda de televisores, os chamadas Ultra-High-Definition. Para Nolan, o 4K é o formato que permite ao espectador se aproximar da versão filmada em película.

“O que é maravilhoso sobre a tecnologia 4K é que ela chega mais perto da resolução que filmamos em película. Fotoquimicamente, filmes finalizados em 35mm têm pelo menos 6K de resolução, e em filmes em IMAX isso sobe para 18K. Então à medida que os formatos de home video vão evoluindo, o 4K – e particularmente o 4K com HDR – permite que as pessoas tenham em casa uma experiência que é muito mais próxima do que era ver os rolos originais projetados em película, e acho que isso é uma oportunidade bem empolgante”

Enquanto as outras resoluções são medidas de resolução vertical (o Full HD é 1920 x 1080 pixels), o 4K é pelo horizontal (3840 x 2160 pixels), e mesmo que existam televisores com a verdadeira resolução de 4096 pixels na horizontal, 98% dos aparelhos vem com a dimensão de 3840.

Ainda não há prazo para a chegada desses filme na resolução 4K em home video, já que Nolan alerta que a conversão é “longa e complicada”.

Com informações do Omelete e Badtaste.

Posts Relacionados
  • 13/09/2017

  • Luide

Um furacão chamado Rotten Tomatoes que ameaça filmes ruins

  • 12/09/2017

  • Luide

Festa da Salsicha: animação não é sinônimo de “filme pra criança”

  • 11/09/2017

  • Luide

Como Christopher Reeve vai de Clark Kent a Superman usando sua expressão corporal