A amizade entre Dev e Arnold, e porque isso não é um padrão

Amigos sem a frescura de ter medo de ser fresco

Luide
Luide
5 de junho de 2017

Qual foi a última vez que você disse que amava um amigo? Ou melhor, qual foi a última vez que você disse que amava um amigo sem estar bêbado? Dia desses um amigo me enviou por Whatsapp umas fotos tiradas em 2007, em uma festa, onde todos, com alto teor alcoólico, apareciam abraçados, sorrindo pra câmera. Nesse dia eu havia acabado de assistir a primeira temporada de Master Of None e me peguei pensando na amizade entre Dev e Arnold, e como uma foto assim com meus amigos não existiria se não fosse a cerveja em excesso.

Lá no interior a amizade masculina sempre foi cercada de proibições. Falar de problemas sérios que não envolvesse a derrota do seu time de futebol era visto como sinal de fraqueza, afinal, “sentimentos são coisas de mulheres”, certo? Pois é. Há algum tempo escrevi sobre o valor da amizade em Sons Of Anarchy, uma série cheia de barbudo marrento que andam pra lá e pra cá de moto, mas que se respeitam e honram uns aos outros. Ao mesmo tempo que uma bronca pode resultar em socos, não é difícil encontrar vários momentos onde esses amigos se abraçam e se abrem um para o outro. Mas é bem provável que o fã da série não aceite ouvir um “eu te amo” de um amigo sem fazer cara feia.

Por que? Porque somos ensinados a ser assim, eternos broncos que fogem de todo tipo de afeto. Em Master Of None, Dev e Arnold vivem uma amizade longe de ser tóxica. Ambos sabem das fraquezas um do outro, não têm vergonha de fazer um elogio, e conversam o tempo todo sobre o que sentem. Algo bastante comum em amizade entre mulheres, mas como no mundo masculino existe uma eterna guerra pra ver quem é o mais parecido com o Rambo, é difícil que se cultive esse tipo de relação.

The Mask You Live In é um documentário que expõe porque o homem se fecha e quais os efeitos disso.

Tem muita gente que é carrancuda de nascença e isso é normal. Alguns falam mais, outros menos, não tem problema. Mas por outro lado, existe a esmagadora maioria que não se permite ser outra coisa além do estereótipo do machão. Sabe porque em bebedeiras de fim de ano é aquela choradeira de pai, tio, irmão, primo etc? Por que estão bêbados e isso baixa a “imunidade” e faz com que eles digam o que sentem.

Em The Mask You Live In, um excelente documentário disponível na Netflix, vários especialistas relatam as consequências dessa “máscara de macho” que vestimos diariamente. Entre as várias delas, está o altíssimo número de mortes no trânsito relacionada a mistura de direção e álcool. Homens são os responsáveis e as vítimas. Estão morrendo e matando.

Voltando a Master Of None, quando Arnold descobre que sua ex namorada irá se casar, Dev é quem dá o suporte emocional. Não é apenas chamar pra encher a cara, mas fazer o amigo se abrir, dizer o que está incomodando, dar ouvidos ao invés de falar frases prontas que não ajudam ninguém. É o tipo de amizade que gera confiança, ambos sabem que podem contar um com o outro.

Na vida real, Aziz Ansari e Eric Wareheim também são amigos. Ele, inclusive, dirige alguns episódios da série.

Não espere o próximo porre pra dizer o quanto ama seu amigo. Faça isso sempre que a oportunidade aparecer. E pare de tentar ser um personagem, o próximo Rambo já foi escolhido. E é indiano…

Seja doador e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 07/08/2017

  • Luide

Game Of Thrones quebrou o recorde de pessoas em chamas em uma única cena

  • 07/08/2017

  • Luide

Game of Thrones: o maior espetáculo da Terra

  • 04/08/2017

  • Luide

Mr. Robot: o mistério escondido que levou ao trailer da terceira temporada