01/09/1994: há 20 anos atrás, Os Cavaleiros do Zodíaco estreava no Brasil

ME DE SUA FORÇA PÉGASOS!

Luide
Luide
1 de setembro de 2014
 

Você lembra onde estava no dia 01 de setembro de 1994?

Provavelmente não, mas eu e uma cambada de moleques estavamos na frente da tv, esperando o lançamento da nova atração da TV Manchete. Ninguém imaginou que o que viria a seguir, seria o anime mais importante da história, que alavancou o fenômeno japonês no país, e até hoje é referência. Estreava “Os Cavaleiros do Zodíaco” e a força do cosmos, explodia pela primeira vez no Brasil!

A primeira abertura exibida no Brasil

Rejeitado por emissoras como a Globo, que um ano depois exibiria a canção tema no programa da Xuxa, “Cavaleiros do Zodíaco” era algo totalmente novo. O sangue e a violência quase impediram a exibição em tv aberta do anime, mas assim como o poder de Shaka, nada poderia frear esse fenômeno.

O sucesso foi tamanho que o anime era exibido em horário nobre. Enquanto minha mãe queria descobrir  o vilão de “A Próxima Vítima“, eu não deixava ninguém mudar de canal. Afinal, a luta final contra o Mestre Ares estava próxima! Na época, CDZ chegou a cravar 15 pontos no ibope e vender mais de 1 milhão de bonecos apenas no Dia das Crianças. Seiya e os outros mudaram pra sempre o cenário de animes no Brasil, que viu de vez sucessos como Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Samurai Warriors, Pokémon e etc explodirem um atrás do outro.

Sofremos com as reprises infinitas. A Manchete não conseguiu logo de cara todos os 114 episódios. No começo, apenas a Saga do Santuário foi exibida. “Asgard” e “Poseidon” vieram mais depois, mas já era tarde. O estrago já estava feito, e eu e milhões de brasileirinhos sonhavamos diariamente com nossas armaduras. Sem contar os clássicos bonecos da BANDAI, cuja a propaganda era exibida a exaustão durante os intervalos. Era pra destruir qualquer alma de criança pobre.

Mesmo custando o olho da cara, eu ainda consegui ganhar da minha mãe o Shaka de Virgem. Até hoje tenho o boneco, mas sem a armadura que já se foi há anos

20 anos depois, “Cavaleiros do Zodíaco” estão de volta e a chance de conseguir um novo público é enorme. O filme “A Lenda do Santuário” trás de volta nosso destemidos cavaleiros, repaginados e prontos pra defender Atena. Fiz uma análise das 11 novas armaduras de ouro. Também não esqueça que os episódios clássicos e filmes estão sendo exibidos no cinema aqui em São Paulo.

Seiya, Shiryu, Ikki, Hyoga e Shun: nunca deixem de lutar. Nunca deixem o amor e a justiça de lado. Nunca deixem de ser cavaleiros. Meus filhos e netos certamente irão conhecer a história de vocês.

Obrigado por me fazer sonhar!

Assista ao VLOG DO FÓRUM sobre os 20 anos de CDZ:

Seja doador e ajude o Amigos do Fórum a seguir crescendo!
Posts Relacionados
  • 27/04/2015

  • Luide

Não sei se quero ler o mangá do Boruto, o filho do Naruto

  • 17/04/2015

  • Luide

O Titã Colossal destrói a Muralha Maria no trailer de “Attack On Titan”

  • 13/04/2015

  • Luide

“Cavaleiros do Zodíaco: Alma Dourada”: o despertar do Leão em Asgard